JANEIRO

11.

Anúncio da abertura das candidaturas ao Programa de Apoio aos Artistas Intérpretes em Espetáculos de Teatro e Dança 2019.

FEVEREIRO

11.

Anúncio da abertura das candidaturas à edição de 2019 do Programa de Apoio a Espetáculos de Teatro e Dança.

MARÇO

11.

Anúncio da abertura das candidaturas à primeira fase do concurso de apoio à Edição Fonográfica de Intérprete.

22.

Anúncio da abertura das candidaturas ao Programa de Apoio a Curtas-Metragens.

ABRIL

2.

Anúncio da abertura das candidaturas à primeira fase do concurso de Apoio à Circulação de Espetáculos.

5.

A GDA e a Fundação GDA celebraram o Dia Mundial da Voz, através do apoio a várias iniciativas que decorreram entre os dias 10 e 16 de abril.

8.

Anúncio da abertura das candidaturas ao concurso de apoio a Bolsas de Qualificação e Especialização Artística.

22.

Anúncio da abertura das candidaturas ao concurso de apoio a Curtas-metragens.

MAIO

5.

A Fundação GDA realizou sessões de Divulgação e Sensibilização sobre Direito de Autor e Direitos Conexos em Coimbra, Caldas da Rainha, Évora e Faro.

9.

No âmbito do Concurso de Apoio a Espetáculos de Teatro e Dança, a Fundação apoiou 43 projetos, envolvendo um total de 186 artistas intérpretes.

10.

A 5.ª sessão do #makethemost aconteceu a 30 de maio, nas instalações da Fundação GDA.

JUNHO

7.

A Fundação GDA apoiou a 5.ª edição da Exib Música, a maior plataforma de divulgação da música ibero-americana em território Europeu que decorreu em junho, em Setúbal.

12.

A 6.ª sessão do projeto #makethemost decorreu no dia 28 de junho, no Mosteiro da Batalha. A sessão decorreu no âmbito do festival Artes à Vila.

19.

A Fundação GDA apoiou 20 projetos de Teatro, Dança e Música, 104 artistas através da primeira fase do Programa de Apoio à Circulação de Espetáculos 2019.

JULHO

3.

A Fundação GDA apoiou a formação de 36 artistas, através do seu Programa de Apoio a Bolsas de Qualificação e Especialização Artística da Fundação GDA.

17.

A Fundação GDA apoiou 22 projetos, no âmbito do Programa de Apoio a Curtas-metragens 2019.

AGOSTO

22.

A Fundação GDA apoiou a 3.ª edição do BoCA Summer School, um projeto anual de educação artística.

27.

Anúncio da abertura das candidaturas à segunda fase do Concurso de Apoio à Circulação de Espetáculos.

SETEMBRO

6.

A Fundação GDA e a GEDIPE anunciaram a data de lançamento do Programa Contratação+.

9.

Anúncio da abertura das candidaturas à segunda fase do Concurso de Apoio à Edição Fonográfica de Intérprete 2019.

16.

A Fundação GDA e a Direção Regional de Cultura do Norte, organizaram três ações de sensibilização e divulgação sobre o Direito de Autor e os Direitos Conexos, em Bragança, Porto e Lamego.

Consulte aqui.

Abertura das inscrições para o Programa Contratação+, iniciativa promovida pela Fundação GDA e pela GEDIPE.

Consulte aqui.

A campanha MODE da Fundação GDA coincidiu, pela primeira vez, com o ano-alvo do seu lançamento. O MODE pretende valorizar o repertório musical de edição recente e, ao mesmo tempo, incentivar a declaração de repertório por parte dos intérpretes e executantes.

17.

A Fundação divulgou a data da 7.ª sessão do projeto #makethemost, que decorreu nas instalações da Fundação, no dia 30 de setembro.

18.

A Fundação apoiou, através do seu Programa de Apoio a Showcases Internacionais, a deslocação de 133 músicos nacionais (35 bandas) a 18 festivais internacionais, em 12 países.

23.

A Fundação comunicou a abertura das candidaturas à segunda fase do Concurso de Apoio à Circulação de Espetáculos 2019.

26.

Entre setembro e dezembro decorreram ações de formação nas cidades do Porto e Lisboa. No Porto, a Fundação contou com a parceria da Câmara Municipal do Porto e com a produção executiva da Bússola. Já em Lisboa foi estabelecida uma parceria entre a Fundação e o Teatro Nacional D. Maria II.

OUTUBRO

2.

O agrupamento Quarteto Tejo, na categoria de Música de Câmara –Nível Superior e o agrupamento Tomás Marques Quarteto, na categoria Jazz Combo, foram os contemplados com o Prémio Fundação GDA Jovens Músicos 2019.

10.

A GEDIPE e a Fundação GDA comunicaram a abertura das inscrições para as produtoras ao Programa Contratação+.

28.

A Fundação GDA lançou um novo programa de apoio à integração de artistas com deficiência, o “Arte sem Barreiras”.

29.

A Fundação GDA estabeleceu um protocolo com o Grupo Alberto Oculista.

NOVEMBRO

4.

A Fundação GDA comunicou a data de abertura das candidaturas ao Programa de Apoio a Showcases Internacionais.

6.

A Fundação GDA lançou o Programa Histórico.

25.

A Fundação e o Teatro Nacional D. Maria II desenvolveram três ações de formação técnicas.

27.

A Fundação GDA apoiou 31 projetos, através da segunda fase do Programa de Apoio à Edição Fonográfica de Intérprete 2019.

DEZEMBRO

3.

Adriano Carvalho, Ana Cristina de Oliveira e Miguel Moreira foram os premiados na 12.ª edição do Prémio Atores de Cinema.

11.

A Fundação GDA apoiou 20 projetos de Teatro, Dança e Música, através da segunda fase do seu Programa de Apoio à Circulação de Espetáculos 2019.

Consulte aqui.

Um dos projetos apoiados pela fundação, o festival “Artes à Vila”, foi nomeado em 5 categorias nos Iberian Festival Awards 2020.

16.

A Fundação recebeu, nas suas instalações, a apresentação pública da edição em CD do 1.º volume de Música de Câmara de Joly Braga Santos.

Consulte aqui.

A Fundação GDA celebrou um protocolo com o Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa.

18.

Decorreu no Museu Nacional da Música a cerimónia de entrega de Bolsas Fundação GDA/EAMCN, na qual foram atribuídas 12 bolsas.