Nova sessão do #makethemost em Lisboa, a 30 de setembro

O projeto #makethemost – Fundos Europeus para as Artes e Cultura, através do qual a Fundação GDA pretende aproximar a comunidade artística nacional dos instrumentos de financiamento europeu, terá a sua sétima edição, a 30 de setembro, entre as 17h30 e as 20h30, nas instalações da Fundação GDA. Esta sétima sessão do #makethemost centra as […]

O projeto #makethemost – Fundos Europeus para as Artes e Cultura, através do qual a Fundação GDA pretende aproximar a comunidade artística nacional dos instrumentos de financiamento europeu, terá a sua sétima edição, a 30 de setembro, entre as 17h30 e as 20h30, nas instalações da Fundação GDA.

Esta sétima sessão do #makethemost centra as atenções nos aspetos críticos na formulação de uma candidatura de projetos culturais ao Programa ERASMUS+ e ao Programa Europa Criativa. A sessão será acompanhada por responsáveis nacionais desses programas, Rui Gato e Susana Costa Pereira, respetivamente, que intervirão durante a apresentação dos projetos e estarão disponíveis para responder a quaisquer questões suscitadas.

Neste contexto, a cooperativa artística Glocalmusic irá apresentar So Far So Near – Inclusive Arts, um projeto financiado pelo programa Erasmus+ e desenvolvido pela cooperativa Glocalmusic, que se ocupa da exploração de metodologias inclusivas de aprendizagem artística e de boas práticas para com artistas portadores de deficiência.

Por sua vez, Ana Fabíola Maurício irá falar sobre a experiência do 4Cs – From conflict to Conviviality Through Culture and Creativity, um projeto de cooperação europeia, financiado pelo Programa Europa Criativa, que procura entender como é que a educação artística e cultural pode constituir um recurso ativo para lidar com o conflito.

A moderação desta sessão estará a cargo de Francisco Cipriano, o mentor do projeto e consultor da Fundação GDA para a área dos Fundos Europeus, que tem um extenso percurso profissional ligado aos instrumentos de apoio a políticas públicas, focado no desenvolvimento regional e da política de coesão.

Com o projeto #makethemost, a Fundação GDA pretende influenciar a motivação, o conhecimento e a capacidade de detetar oportunidades de financiamento para projetos artísticos e culturais portugueses, fomentando o diálogo e a troca de experiências numa dinâmica continuada, através da realização de sessões informais, em espaços privilegiados.

Esta iniciativa é levada a cabo em conjunto com as outras ações a cargo da Fundação GDA no domínio dos financiamentos europeus, incluindo as sessões de aconselhamento individuais, e tem como principal objetivo motivar os artistas pelo conhecimento, tendo em vista a maximização das oportunidades de financiamento para os seus projetos.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, dado o limite de lotação da sala.

+ informações e programa

Formulário de inscrição