A Fundação GDA e a GEDIPE lançam, a partir do dia 16 de setembro, o novo Programa Contratação+, uma iniciativa que visa facilitar a contratação dos atores até aos 30 e a partir dos 60 anos no setor audiovisual, na perspetiva de enfrentar as dificuldades existentes nesta área.

Os artistas jovens com formação na área da representação e aqueles que se encontram numa fase já mais avançada da sua carreira poderão, pois, contar já a partir deste mês com este novo programa e terem mais expetativas na possibilidade de serem contratados para projetos de cinema e televisão.

Promovido pela Fundação GDA e pela GEDIPE (Associação para a Gestão Coletiva de Direitos de Autor e de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais), o Programa Contratação+ prevê um investimento de 90.000 € no seu primeiro ano de execução, podendo suportar valores até 3.000 € por ator, num máximo de 9.000 € por projeto. O apoio poderá atingir até 70% dos seus honorários. Ao mesmo tempo, do ponto de vista social, perspetiva-se uma diversificação das oportunidades de trabalho para artistas com menores rendimentos.

“Trata-se de um apoio que visa diretamente os artistas, na medida em que as verbas disponibilizadas pelo programa se destinam exclusivamente a apoiar os seus cachets”, explica Mário Carneiro, diretor-geral da Fundação GDA.

“Por um lado, constata-se neste setor que atores em início de carreira e com formação específica se encontram muitas vezes em concorrência direta com jovens sem qualquer formação em representação. Por outro, para aqueles que estão numa fase mais avançada da sua carreira profissional, as oportunidades escasseiam à medida que a idade avança, inclusivamente pela diminuição do número de papéis disponíveis para atores com mais de 60 anos”, diz Mário Carneiro.

Com este programa, a Fundação GDA e a GEDIPE pretendem contribuir para facilitar o trabalho de pesquisa e seleção de atores por parte dos produtores e dos realizadores, promovendo mais oportunidades de trabalho neste setor a um maior número de jovens com formação e, porventura, influenciando mesmo os guionistas à criação de mais papéis que incluam personagens mais velhas nas suas obras para cinema e TV.

A GDA – Gestão dos Direitos dos Artistas é a entidade que em Portugal gere os direitos de propriedade intelectual de músicos, atores e bailarinos. A Fundação GDA foi criada para assegurar uma intervenção nas áreas social, cultural e de formação, centrada na valorização do trabalho dos artistas, na promoção do seu desenvolvimento e cultural humano e na sua proteção social. A GEDIPE, por seu lado, representa os produtores cinematográficos, videográficos e televisivos portugueses. O programa Contratação+ será suportado em 50% por cada uma das entidades.

Paulo Santos, diretor-geral da GEDIPE, considera o programa Contratação+ “exemplar a nível mundial, uma vez que é um projeto de colaboração entre estruturas que representam produtores e artistas”.

“Todas as profissões do audiovisual são imprescindíveis – produtores, realizadores, autores e atores. É a sua complementaridade que produz a criatividade artística, razão pela qual devemos apoiar aqueles que, no início ou numa fase mais avançada das suas carreiras, estão em situação mais frágil”, esclarece Paulo Santos.

O programa consiste na criação de uma base de dados, onde os artistas poderão inscrever-se, caso cumpram determinadas condições, e à qual os produtores terão acesso para selecionar os atores que pretendam contratar, num processo acompanhado por uma comissão composta por elementos da Fundação GDA e da GEDIPE. Os atores poderão iniciar as suas inscrições, já no próximo dia 16 de setembro, numa plataforma criada para o efeito e alojada no site da Fundação GDA. Em data posterior, a anunciar brevemente, também os produtores poderão aceder à plataforma, inserir os seus projetos e selecionar os atores presentes na base de dados.

“Os produtores portugueses saberão utilizar esta bolsa de empregabilidade e, seguramente, irão enriquecer a ficção nacional com ela”, prevê Paulo Santos.

Para que os artistas se possam inscrever neste programa de apoio, já a partir de dia 16 de setembro, terão de preencher alguns requisitos.

No caso dos atores mais jovens, até aos 30 anos, só poderão candidatar-se aqueles que tiverem concluído formação académica superior na área da interpretação, ou, em alternativa, quem tenha terminado um curso profissional na área e participado como profissional remunerado em, pelo menos, três espetáculos de teatro, ou em dois projetos de ficção audiovisual. No caso dos atores mais velhos, a idade tem de ser igual ou superior aos 60 anos e possuírem uma carreira profissional comprovada, com ou sem formação específica. Em ambos os casos, o programa destina-se exclusivamente a atores profissionais.

Para além das condicionantes de natureza etária e de natureza técnica, existem ainda outras de carácter social, uma vez que as condições financeiras requeridas são: a de os artistas não terem usufruído um rendimento ilíquido superior a 20.000 euros no último ano; e a de não terem recebido, nos 12 meses anteriores, rendimentos de mais de 5.000 euros do cinema ou da televisão. O incentivo também não se aplica aos atores que fiquem com o papel de protagonistas nas obras candidatas aos apoios, independentemente da sua idade.

Para mais informações fique atento ao site da Fundação e às nossas redes sociais. Aconselhamos ainda a leitura cuidada do regulamento do programa Contratação+.