À semelhança do ano anterior, a Fundação GDA continua a apoiar a BoCA Summer School, um projeto anual de educação artística. A terceira edição está quase a chegar, entre 31 de Agosto e 22 de Setembro, em diferentes equipamentos culturais da cidade de Lisboa. Os Artistas Cooperadores da GDA beneficiam de inscrições a preço reduzido para frequentarem as ações de formação.

Composta por 5 workshops diferentes, destacam-se nesta iniciativa os workshops com Claudia Castellucci (Itália), Mathilde Monnier (França) e Florentina Holzinger (Áustria), dirigidos a intérpretes de teatro / dança / performance / música, para além de um workshop com o realizador de cinema João Salaviza e com o fotógrafo Basim Magdy (Egipto).

A terceira edição deste projeto anual de educação artística, BoCA Summer School, regressa mais uma vez com o apoio da Fundação GDA, numa relação continuada com artistas, instituições culturais e públicos diferenciados, oferecendo condições especiais para cooperadores da GDA.

A BoCA Summer School 2019 decorre de 31 de Agosto a 22 de Setembro, em diferentes espaços da cidade de Lisboa: Estúdios Victor Córdon, MAAT, Museu de Arte Contemporânea do Chiado e Museu da Marioneta:

Programa:

“O ESTUDO DAS ONDAS” – WORKSHOP COM CLAUDIA CASTELLUCCI

Datas e Horário: 3 – 6 SET // 10H-18H

Local: Estúdios Victor Córdon, Lisboa

Claudia Castellucci, co-fundadora com Romeo Castellucci e com Chiara e Paolo Guidi da companhia italiana de teatro Societas Raffaello Sanzio, em 1981, vem a Portugal pela primeira vez para desenvolver um workshop que combina a dança e a teoria do gesto. Predominantemente dedicada à escrita e ao ensino, Claudia Castellucci é a fundadora de várias experiências escolásticas: fundou no final nos anos 80 a Scuola Tetrica della Discesa, que propõe uma prática entre a filosofia e o teatro, e continua a escrever para várias criações de Romeo Castellucci ou sobre prática teatral.

O seminário “O Estudo das Ondas” é construído segundo um princípio rítmico que tem em conta os diversos momentos do dia. O ritmo é, de facto, a base desta dança e abre-se à escuta da parte negativa e ausente: o silêncio e a memória do som que se prolonga no tempo e que encontra novas batidas durante a sua dispersão.

Pesquisaremos o som dos sinos e a presença dos dançarinos entre as batidas e os intervalos de ritmo. Uma dança criada como som dos sinos e executada com um pau. O som dos sinos prolonga-se numa duração que acumula várias batidas e se dispõe a ser refratado e expandido pelas correntes. A consistência espectral do som funda uma capacidade de escuta que conjuga a presença e a memória (uma presença que não desaparece). A sequência de batidas que continuam a flutuar no ar gera coincidências aleatórias e rítmicas, diferentes e coexistentes. Os dançarinos tratam tudo isto como uma aprendizagem.

No último dia do workshop, será feita uma apresentação pública do trabalho desenvolvido, no claustro do Convento das Bernardas / Museu da Marioneta.

A quem se destina: Estudantes e profissionais de dança e de teatro, com muito bom sentido rítmico, para aprenderem uma coreografia de 35 minutos. A 6 de Setembro haverá uma apresentação pública no claustro do Convento das Bernardas / Museu da Marioneta.

Máximo de 15 participantes.

Preço normal: 120€

Preço para Artistas Cooperadores da GDA: 40€ (máx. 10)

 

“DESVIO DE UM REPERTÓRIO” – WORKSHOP DIRIGIDO POR MATHILDE MONNIER

Datas e Horário: 18 – 19 – 20 SET // 14H – 18H

Local: Estúdios Victor Córdon. Lisboa

Durante este workshop, discutiremos questões em torno da transmissão de uma peça do repertório de Mathilde Monnier. Atravessaremos diferentes processos de escrita relacionados com esse repertório, que são também uma oportunidade para pensar a noção de reinterpretação. Na verdade, não consistirá em reproduzir uma escrita idêntica, mas interrogar através de práticas, de exercícios e propostas cénicas, as noções de re-apropriações.

Este workshop também será uma oportunidade para questionar a necessidade de passar por repertórios contemporâneos para entender melhor o que é representado no tempo e a forma como uma escrita pode atravessar (ou não) uma época

A quem se destina: M/16, estudantes e profissionais de dança, teatro e performance, com uma forte consciência corporal e uma básica condição física.

Máximo de 15 participantes. As inscrições são feitas por ordem de receção.

Preço normal: 120€

Preço para Artistas Cooperadores da GDA:  40€ (máx. 12)

 

“INSIDE THE OCTAGON” – WORKSHOP DIRIGIDO PELA PERFORMER E COREÓGRAFA FLORENTINA HOLZINGER

Datas e Horário: 21-22 SET // 11H-18H

Local: MAAT – Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia, Lisboa

Neste workshop, vamos recrutar guerreiros, partindo do princípio que isso resultará numa arte melhor.

Usamos a preparação de um lutador para a preparação do nosso trabalho artístico. Começamos a partir de um estado de desafio físico, inspirando-nos nas artes marciais e no treino de boxe. Trabalharemos sobre a condição física, com luvas, com parceiros e prepararamo-nos para alguma disputa, o “pas de deux” do ringue.

Ainda que queiramos passar algum tempo no teste de técnicas de combate reais, o nosso foco será o ato de persegui-las, de passar por um treino de grupo e de nos apropriarmos dele para a nossa prática.

Como podemos usar a preparação de um combate no ringue como uma preparação para fazer dança ou arte? E se a preparação do lutador for um processo artístico? Queremos explorar a possibilidade de troca de disciplinas físicas como uma ferramenta para bailarinos, criadores e pessoas criativas. Nesse espírito também investigamos a performatividade da colaboração que acontece entre instrutor e lutador, treinador e aluno, personal trainer e cliente.

“O medo é o maior obstáculo para a aprendizagem em qualquer área, mas em particular no boxe. Por exemplo, o boxe aprende-se através da repetição. Se você praticar uma e outra vez, você consegue domina-lo… no entanto, em vez de tentar aprender, se você for atingido e se se aleijar, isso torna-o cauteloso, e quando você é cauteloso, não pode repeti-lo e, quando não pode repeti-lo, vai atrasar o processo de aprendizagem…” – Cus D’Amato, treinador de Mike Tyson.

Neste workshop, transformaremos o nosso corpo numa arma para servir os nossos sonhos.

Vídeo: https://vimeo.com/136375404

A quem se destina: M/16, estudantes e profissionais de artes performativas e outras áreas criativas

Preço normal: 60€

Preço para Artistas Cooperadores da GDA: 25€ (máx. 12)

 

INSCRIÇÕES

Pode inscrever-se através do preenchimento do formulário disponibilizado em www.bocabienal.org

 

© FLORENTINA HOLZINGER