Curtas-metragens

Criação e Produção
Este programa visa apoiar a produção de curtas-metragens de ficção nacionais, tendo em vista promover e profissionalizar o trabalho realizado pelos artistas intérpretes nestas obras, favorecendo a divulgação e desenvolvimento da sua carreira profissional.
  • A EDIÇÃO DE 2024 - DE 26 DE AGOSTO A 20 DE SETEMBRO
  • REGULAMENTOS DISPONÍVEIS A PARTIR DE 26 DE JULHO
  • Ano
  • 2023
  • Tipologia
  • Concurso
  • Destinatários
  • Produtoras de cinema e artistas intérpretes
  • Candidaturas
  • 28 agosto – 22 setembro de 2023
  • Montante disponível
  • € 200.000

DISPOSIÇÕES GERAIS

• Aplicam-se as normas estabelecidas no Regulamento Geral de candidatura aos apoios da Fundação GDA e no Regulamento Específico deste programa;
  • Apenas são admitidas a concurso candidaturas apresentadas em formulário próprio, disponível no Portal do Artista, e que reúnam os requisitos exigidos no presente Regulamento;
  • Todos os pedidos de apoio devem ser apresentados em português;
  • Os processos de candidatura só serão elegíveis para análise quando completos e submetidos online com êxito e dentro do prazo;
  • A Fundação GDA reserva-se o direito de solicitar ulteriores informações que considere necessárias.

CONDIÇÕES DE ADMISSÃO DAS CANDIDATURAS

• São admitidas candidaturas apresentadas por produtores, realizadores, entidades produtoras de cinema ou por artistas em nome individual desde que participantes no filme a produzir;
  • Entende-se por “Entidade Beneficiária” quem submete a candidatura;
  • No caso de candidaturas submetidas por entidades produtoras de cinema, estas deverão ter a sede em Portugal.

MONTANTE DE APOIO

€ 200.000 (Duzentos mil euros).

Este ano existem cinco patamares de apoio máximo para as candidaturas selecionadas, em função do número de artistas Intérpretes profissionais confirmados a participar no filme.

• Até € 2.500 para curtas-metragens que envolvam um único artista Intérprete que participe em cenas do filme.
  • Até € 3.500 para curtas-metragens que envolvam dois artistas Intérpretes que participam em cenas do filme.
  • Até € 4.500 para três artistas Intérpretes que participam em cenas do filme.
  • Até € 6.000 para curtas-metragens que envolvam quatro artistas Intérpretes que participam em cenas do filme.
  • Até € 7.500 para curtas-metragens que envolvam cinco, ou mais de cinco, artistas Intérpretes que participam em cenas do filme.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO APOIO FINANCEIRO

Apoiar os custos com a contratação dos artistas intérpretes ou executantes relacionados com:

• Cachets dos artistas (atores, bailarinos e músicos);
  • Viagens, estadias, alimentação e transporte dos artistas (atores, bailarinos e músicos) que participam em cenas do filme.

PRAZO DE EXECUÇÃO

As candidaturas apoiadas no âmbito deste Programa terão, obrigatoriamente, que finalizar a curta-metragem no prazo máximo de 18 meses a contar da data de assinatura do contrato.

A Entidade Beneficiária obriga-se a exibir publicamente a obra apoiada no prazo máximo de 18 meses a contar da data da finalização do projeto.

Informações

Os cooperadores da GDA devem contactar preferencialmente o seu gestor de reportório.

Fundação GDA
geral@fundacaogda.pt

Outros contactos

Para situações excecionais contactar:

Ação Cultural
Cláudia Regina
cultural@fundacaogda.pt

Delegação do Porto
cultural@fundacaogda.pt
222 085 578/9

Informação adicional

Serviço de atendimento especializado.

A Loja Lisboa Cultura (LLC), no Polo Cultural Gaivotas l Boavista, tem disponível um serviço de atendimento especializado que dá apoio ao preenchimento de candidaturas a financiamentos de projetos culturais. Este apoio incluirá atendimento aos candidatos que pretendam submeter projetos ao programa de Apoio a Curtas Metragens da Fundação GDA 2023. Agende aqui.

Circulação de espetáculos

Programa de apoio à apresentação pública de projetos de música, teatro e dança, em Portugal e no estrangeiro, tendo em vista promover a circulação de espetáculos e artistas e favorecer a divulgação e desenvolvimento da sua carreira profissional.