À semelhança dos anos anteriores, a Fundação GDA apoia a viabilização da produção, fixação e distribuição de uma edição fonográfica de nível profissional de agrupamentos vencedores do Prémio Jovens Músicos. Os contemplados são desta vez, o agrupamento Quarteto Tejo, na categoria de Música de Câmara –Nível Superior, o agrupamento Tomás Marques Quarteto, na categoria Jazz Combo. Cada um dos projetos receberá um apoio no valor de €5.000.

A Fundação GDA mantém a sua colaboração já histórica com esta iniciativa promovida pela Antena 2, a qual prestigia e incentiva a música portuguesa de múltiplas formas e dimensões.

O Prémio Jovens Músicos é um dos concursos de maior prestígio na promoção de novos talentos na área da música erudita e do jazz. Trata-se de um projeto integrado, consolidado ao longo de mais de 30 anos numa rede de iniciativas, cumplicidades e colaboração entre intérpretes, programadores e criadores. São esses os fundamentos que levam a Fundação GDA a colaborar, há 8 anos consecutivos, com esta iniciativa, através da atribuição de prémios aos agrupamentos vencedores na categoria de Música de Câmara Nível Superior e Jazz Combo.

O Prémio Jovens Músicos (PJM) realiza-se pelo 33.º ano consecutivo e o festival decorrerá na Fundação Calouste Gulbenkian, de 3 a 5 de outubro.

O primeiro dia do festival será dedicado à entrega de prémios e será no decurso dessa cerimónia que a Fundação GDA atribuirá o Prémio Fundação GDA Jovens Músicos 2019 ao agrupamento Quarteto Tejo (André Gaio Pereira, Tomás Soares, Sofia Silva Sousa, Beatriz Raimundo), na categoria de Música de Câmara Nível Superior, e ao agrupamento Tomás Marques Quarteto (Tomás Marques, Diogo Alexandre, Rodrigo Correia, Samuel Gapp), na categoria Jazz Combo.

Nesta 33.ª edição do Prémio Jovens Músicos será ainda atribuído o título de Jovem Músico do Ano/Prémio Maestro Silva Pereira, galardão máximo do concurso.

Consulte o nosso site e fique a conhecer os artistas premiados nas edições anteriores do Prémio Jovens Músicos.