O Programa Contratação+ é uma iniciativa promovida em colaboração entre a GEDIPE e a Fundação GDA, e tem como intuito facilitar a contratação dos atores até aos 30 e a partir dos 60 anos no setor audiovisual.

Apenas são elegíveis para este programa profissionais que não tenham rendimentos declarados provenientes do setor audiovisual nos últimos 12 meses superiores a €5.000 e que não tenham auferido um rendimento anual, no último ano fiscal, superior a €20.000 ilíquidos. O Programa não se aplica aos atores que fiquem com papéis de protagonistas nas obras candidatas aos apoios.

O Programa Contratação+ financia até 70% da remuneração do artista, até ao limite máximo de 3.000 euros por ator e 9.000 euros por projeto.

Com a criação desta base de dados online, a GEDIPE e a Fundação GDA pretendem contribuir para facilitar o trabalho de pesquisa e seleção de atores por parte dos produtores e dos realizadores, promovendo mais oportunidades de trabalho neste setor a um maior número de jovens com formação e, porventura, influenciando mesmo os guionistas à criação de mais papéis que incluam personagens numa fase mais avançada da sua carreira, nas suas obras para cinema e TV.

As organizações produtoras já podem iniciar a sua inscrição na plataforma criada para esse efeito, através da qual poderão inserir os seus projetos e selecionar os atores que melhor se enquadram nas suas produções audiovisuais.

Às produtoras que tenham interesse em aceder a este Programa e candidatar-se, aconselhamos a leitura cuidada do regulamento do programa Contratação+.

As inscrições podem ser submetidas através do site da Fundação GDA – AQUI.

Para mais informações consulte a página sobre o programa no site da Fundação GDA.