O momento muito positivo que se tem vindo a sentir nos últimos tempos, no plano internacional, em relação à música portuguesa, tem vindo a gerar um número crescente de convites a bandas e músicos nacionais no sentido de apresentarem as suas criações em festivais de showcases internacionais, registando-se, muitas vezes, infelizmente, dificuldades financeiras que impediam a aceitação desses convites.

Esse fenómeno suscitou a promoção, por parte da Fundação GDA, de um programa de apoio específico para responder às novas necessidades sentidas nessa área – o Programa de Apoio à participação de Festivais de Showcases Internacionais. A execução desse programa tem, entretanto, sido acompanhada por um crescimento substancial do número dos artistas que concorrem ao programa, tanto por força do aumento do número de convites formulados para o efeito, como pela própria ampliação do universo dos festivais em causa e contemplados no programa de apoio.

Tendo em consideração os efeitos do sucesso alcançado com o interesse demonstrado nesta iniciativa por parte dos artistas, e em conclusão da afluência registada até ao momento, verificou-se já em agosto que o total das verbas inicialmente disponibilizadas para o programa tinha sido esgotado, o que determinaria o encerramento de novas candidaturas para o corrente ano, conforme estipulado no regulamento em vigor.

O orçamento de 2019 ano consignou um total de 60.000 euros para esta iniciativa. Contudo, para fazer face ao número crescente de solicitações, a Administração da Fundação GDA tomou a decisão, em agosto, e a título excecional, de reforçar o orçamento do programa com mais 10.000 euros. Apesar desse esforço adicional, e com esse total de 70.000 euros disponíveis para apoios esgotado, chega agora a altura de suspender a receção de novas candidaturas.

A Fundação GDA congratula-se com os excelentes resultados alcançados pelos músicos portugueses nesta nova abertura aos mercados internacionais. Os artistas nacionais irão continuar a contar com o apoio da Fundação GDA nesta área já a partir do próximo ano, podendo começar a concorrer à edição de 2020 logo a partir do dia 1 de dezembro de 2019.

Os festivais de showcase internacionais são eventos profissionais em que os músicos, além de apresentarem as suas obras ao público internacional, estabelecem novos contatos, redes de trabalho e sinergias que os aproximam de produtores e programadores, amplificando o seu esforço e os seus talentos.

Através do programa agora encerrado, ao longo deste ano a Fundação GDA apoiou a deslocação de um total de 133 músicos nacionais (35 bandas) a 18 festivais internacionais, que se realizaram em 12 países e quatro continentes diferentes.

O Programa de Apoio a Showcases Internacionais é um dos pilares estruturantes da política de apoio à internacionalização dos artistas portugueses levada a cabo, nos últimos anos pela Fundação GDA, procurando ajudar a suportar os custos envolvidos com as deslocações, estadias e alimentação de artistas músicos convidados e garantindo, assim, em muitas ocasiões a participação nesses eventos internacionais.