As candidaturas ao concurso de apoio a Bolsas de Qualificação e Especialização Artística abriram esta segunda-feira, dia 8, decorrendo até dia 3 de maio. Em 2019 o concurso conta uma verba total de € 195.000, para apoiar as bolsas de estudo dos artistas beneficiários.

Este programa tem como objetivo estimular a especialização, a formação contínua e a valorização profissional dos atores, bailarinos e músicos. Ao mesmo tempo, pretende-se fomentar a progressão das respetivas carreiras profissionais, através do desenvolvimento de projetos de especialização académica, ações de formação em técnicas avançadas dos domínios artísticos envolvidos, ou programas de pesquisa e desenvolvimento teórico que contribuam para o desenvolvimento das artes e da cultura nacionais.

Serão apenas aceites candidaturas apresentadas por artistas intérpretes ou executantes, em nome individual, que demonstrem exercer atividade profissional regular ou que tenham terminado a licenciatura nas áreas artísticas da música, teatro e dança.

O montante total de apoio para este concurso é de € 195.000, sendo que o máximo de cada bolsa a atribuir não deve exceder os € 3.500, para formações a realizar em território nacional, e € 6.500 para formações a realizar no estrangeiro. Com a verba disponibilizada este ano, serão concedidas bolsas a um mínimo de 30 artistas beneficiários.

As bolsas da Fundação GDA destinam-se prioritariamente a comparticipar nas despesas relacionadas diretamente com propinas, e outros encargos obrigatórios com a realização do projeto; custos de admissão ou frequência das ações propostas na candidatura e despesas com seguros, materiais escolares ou de estudo obrigatórios.

As bolsas concedidas terão de ser utilizadas entre 1 de agosto do presente ano e 1 de agosto de 2020.

Para mais informações, consulte o Regulamento Geral, o Regulamento Específico e ainda o Aviso de Abertura. As candidaturas devem ser submetidas online, através do Portal do Artista.

©A maestrina Renata Maria da Silva Oliveira foi apoiada, em 2017, no âmbito do Programa de Apoio a Bolsas de Qualificação e Especialização Artística da Fundação GDA.