O Prémio Atores de Cinema da Fundação GDA está de regresso ao formato presencial, depois de um ano de interrupção devido à pandemia da Covid-19. Assim, o Prémio Atores de Cinema, atribuído pela Fundação GDA desde 2008, celebra a 14ª. edição no dia 7 de dezembro de 2021 no Teatro da Trindade, em Lisboa.

A cerimónia de entrega dos prémios realizar-se-á à noite e será antecedida pelas Jornadas para o Ator que contarão com duas mesas-redondas, durante a manhã, e apresentações no âmbito da 9ª sessão do #makethemost, durante a tarde.

JORNADAS PARA O ATOR

11h00 – Abertura de portas
11h30 – início das Jornadas

Encontros com a Experiência

Duas sessões em simultâneo que preveem um encontro com 3 atores e outro com 3 realizadores experientes. Os encontros dos jovens com cada um dos três convidados decorrem durante 30 minutos, passando depois para outro e assim sucessivamente.

Estas são as únicas atividades no quadro do Prémio Atores de Cinema para a qual é obrigatória uma inscrição prévia.

MESAS-REDONDAS ATORES
Alexandra Lencastre, Ângela Pinto, Virgílio Castelo

Sala Carmen Dolores, 11h30 – 13h00

Público-alvo: Estudantes e jovens atores recém-entrados no mercado de trabalho
Capacidade: 45 participantes

Os atores vão relatar as suas experiências, estabelecendo um diálogo aberto, interativo e informal sobre oportunidades, desafios, dificuldades e estratégias de acesso ao mundo do cinema e do audiovisual. Trata-se de um processo de partilha de experiências, nas áreas do cinema e da televisão, que pode ser útil e mobilizador para jovens em início de carreira.

O link para o formulário de impressão encontra-se mais abaixo nesta página.

MESAS-REDONDAS REALIZADORES
Cláudia Varejão, João Maia e Margarida Gil

Salão Nobre, 11h30 – 13h00

Público-alvo: Jovens atores profissionais até aos 30 anos
Capacidade:
45 participantes

Os realizadores vão dialogar com os jovens atores que queiram aprofundar as perspetivas relacionadas com o acesso ao mundo do audiovisual, com base nas suas experiências. Essas conversas visam, além de proporcionar uma aprendizagem, também criar momentos propícios ao estreitamento das relações entre atores e realizadores.

O link para o formulário de impressão encontra-se mais abaixo nesta página.

13h00 – 15h00 – Pausa para almoço

9ª SESSÃO #MAKETHEMOST

Moderação de Francisco Cipriano
Sala Carmen Dolores, 15h30 – 18h45
Entrada livre, sujeita à capacidade da sala

O mundo dos financiamentos europeus é uma incógnita para muitos artistas em Portugal e apresenta-se algo complexo, em termos de linguagem e de procedimentos. Nomes como Portugal 2021-2027, Europa Criativa, Erasmus+, Programa Media, Horizonte Europa ou Programas Operacionais podem fazer parte do nosso dia-a-dia, mas não sabemos se podemos ser beneficiários e como devemos proceder. Por essa razão, a Fundação GDA tem apoiado artistas e outros membros do setor que estão interessados em conhecer e desenvolver projetos com parcerias e financiamentos europeus.

Num ambiente informal, o #makethemost convida ao diálogo e à partilha de experiências, com o intuito de dar a conhecer projetos financiados por programas europeus, esclarecer quanto ao funcionamento dos instrumentos financeiros que apoiaram esses mesmos projetos e motivar para quem vai concorrer pela primeira vez.

Programas de financiamento europeu – Europa Criativa, Vertente Media

Apresentação de Susana Costa Pereira, Coordenadora Executiva do CIEC e Responsável Vertente MEDIA

15h30 – 16h30

A vertente MEDIA do Programa Europa Criativa é um instrumento da Comissão Europeia de apoio ao cinema e audiovisual europeus. Trata-se de um Programa de co-financimento que dispõe de um conjunto de ferramentas que atuam a nível sectorial, em toda a cadeia de valor – desde a formação à exibição/emissão. O novo Programa Europa Criativa 2021-2027 dispõe de um orçamento de 2.44 mil milhões de Euros.

16h30 – 16h45 – Intervalo

Apresentação de três casos de sucesso

16h45 – 18h15

Auga Seca
José Amaral • Managing Director SPi

“Auga Seca” começa com a morte a tiro de Paulo, um aparente suicídio. Mas nesta série nada é o que parece. E é Teresa, a sua irmã, que vai suspeitar que há algo de estranho no suicídio de Paulo. É por isso que decide mudar-se do Porto para Vigo e começar a trabalhar na empresa onde o seu irmão trabalhava, com o objetivo de descobrir o que lhe aconteceu. Teresa vai acabar por descobrir uma teia de tráfico de armas que vai por em risco a sua vida.

IndieLisboa
Carlos Ramos • Co-produtor IndieLisboa

O IndieLisboa mostra essencialmente obras que se encontram fora do radar da regular circulação de filmes, moldada pela produção e exibição dominantes. Anualmente são exibidos mais de 270 filmes que atraem público e profissionais de cinema de todo o mundo, dando-lhes a oportunidade de descobrir filmes recentes de talentos emergentes e redescobrir autores de renome, além de debates, workshops, festas e um programa especial para o público mais novo, o IndieJúnior.

Curtas Vila do Conde
Miguel Dias • Diretor Curtas Vila do Conde

O Curtas Vila Do Conde – Festival Internacional de Cinema, fundado em 1993, um dos mais prestigiados festivais de cinema em Portugal, terá a sua 30ª edição em julho de 2022.  O seu principal objetivo é a descoberta, promoção e divulgação das novas tendências do cinema contemporâneo, não descurando o legado da história do cinema, que tantas vezes soube homenagear. Historicamente ligado à curta-metragem, o festival apresenta um vasto programa de filmes de todos os formatos, géneros e durações, incluindo competições e programas especiais e retrospetivos, mas também exposições, concertos e um conjunto alargado de atividades, ora dirigidas ao público em geral, ora aos profissionais do setor.

18h15 – Debate com os participantes

18h45 – Final das Jornadas

CERIMÓNIA DE ENTREGA DE PRÉMIOS

21h30 – 23h00
Júri: Almeno Gonçalves, Luísa Cruz, Teresa Faria
Apresentador: Pedro Inês

***********************************************

De acordo com as novas medidas e até nova indicação da DGS, a partir de 1 de dezembro, no Teatro da Trindade INATEL, será necessário apresentar Certificado Digital – documento obrigatório no acesso a eventos com lugares marcados.

Assim, juntamente com o bilhete, cada participante, convidado e público em geral terá de apresentar um dos seguintes certificados:

1) Certificado de recuperação;

2) Certificado de vacinação ou comprovativo que ateste o esquema vacinal completo há, pelo menos, 14 dias;

3) Certificado de testagem ou comprovativo de realização de teste laboratorial, com resultado negativo (PCR realizado nas 72h antes ou antigénio realizado nas 48h antes do evento). Não são admitidos autotestes.

Notas: Poderá mostrar o Certificado através de uma app ou trazer impresso. Relembramos que o uso de máscara é obrigatório.