Contratação +

Criação e Produção
A Fundação GDA e a GEDIPE – Associação para a Gestão Coletiva de Direitos de Autor e de Produtores Cinematográficos promoveram, em conjunto, este programa que foi criado para responder a uma preocupação partilhada por ambas as entidades, que emerge da precariedade do mercado de trabalho para os atores no sector das artes, nomeadamente para os atores e atrizes até aos 30 e a partir dos 60 anos.

Por motivos relacionados com o nível de execução do Contratação+, as entidades promotoras decidiram suspender o programa para eventual reavaliação do mesmo.
  • Programa
  • Suspenso

O Programa Contratação+ visava criar mais oportunidades para o exercício da atividade profissional de atores e atrizes até aos 30 anos e a partir dos 60, com nacionalidade portuguesa ou com residência fiscal em território nacional, menos favorecidos pelas condições existentes nas áreas do cinema e da televisão, facilitando a sua contratação por parte dos produtores do audiovisual.

ATORES JOVENS
até aos 30 anos

O programa Contratação + tinha como objetivo incentivar a contratação de atores jovens licenciados na área da interpretação ou com formação e experiência profissional nessa área, tendo em vista promover e facilitar a sua inserção no mercado de trabalho no âmbito do setor audiovisual.

ATORES SÉNIORES
a partir dos 60 anos

O programa Contratação + tinha como objetivo promover e aumentar as oportunidades de trabalho nas áreas do cinema e da televisão aos artistas com carreiras mais longas e mais desprotegidos pelas condições atuais do mercado, facilitando os processos de envelhecimento ativo e o prolongamento da atividade profissional dos artistas.

O programa consistia na criação de uma base de dados online para facilitar a seleção dos atores por parte dos produtores e responsáveis artísticos do setor do cinema e da televisão, através da concessão de apoios financeiros destinados à remuneração dos artistas contratados.

Showcases Internacionais

Programa de apoio à apresentação de projetos musicais em festivais internacionais de showcases, tendo em vista a divulgação e promoção das carreiras profissionais e artísticas de músicos portugueses.