Arte sem Barreiras

 


CONSULTE AQUI O REGULAMENTO.



 

A escassez de ações de formação, a dificuldade do acesso à atividade profissional e a falta de oportunidades de contratação nas artes performativas são uma realidade inegável para os artistas com deficiência.

Criado pela Fundação GDA, o Programa Arte Sem Barreiras surge na perspetiva de apoiar esse universo de artistas a ultrapassar tais obstáculos. O objetivo é estimular e promover a valorização pessoal e profissional dos artistas intérpretes com deficiência, através de mecanismos de apoio à sua formação e do incentivo à contratação por parte das organizações profissionais de produção artística.

Na sequência de um processo de auscultação e aconselhamento com diversas entidades, especialistas e artistas envolvidos neste universo, a Fundação GDA desenhou um programa que se assume como experimental e de carácter evolutivo, tendo em vista a diminuição das barreiras existentes para os artistas com deficiência, ao exercício da sua atividade profissional.

O Programa Arte sem Barreiras estrutura-se em torno de duas linhas de financiamento complementares – uma para apoios à formação artística e ao desenvolvimento de carreiras; a outra para apoios à contratação de artistas.

Apoios à formação artística e desenvolvimento de carreiras

São admitidas candidaturas apresentadas por artistas em nome individual e/ou por estruturas de produção artística que integram artistas com deficiência na sua equipa artística permanente, para a frequência de ações de formação ou equivalentes, em Portugal ou no estrangeiro.

São ainda atribuídos apoios a estruturas de produção ou formação artística, para a organização de ações de formação.

Apoios à contratação de artistas

São admitidas candidaturas apresentadas por estruturas de produção artística profissionais a operar em território nacional, sendo os apoios a atribuir aplicados no pagamento dos cachets dos artistas contratados.

Esses apoios visam facilitar a integração funcional e profissional dos artistas com deficiência, através de processos de integração ativa, formação contínua e capacitação. Trata-se, em suma, de um programa de apoio à criação, à formação, empregabilidade, acessibilidade e integração no meio profissional.

Com o lançamento desta iniciativa, a Fundação GDA pretende ter uma intervenção assertiva e estratégica, sem extravasar a dimensão cultural e artística do Programa, bem como adicionar energia que sirva como catalisador e gerador de novas formas de atuação de outras entidades, sinalizando a importância desta matéria para a perceção dos avanços nos domínios da inclusão e da coesão social no nosso país.