Tomás Alves é o vencedor da 16ª. edição do Prémio Atores de Cinema da Fundação GDA na categoria de “Melhor Interpretação de Papel Principal”, pelo seu desempenho no filme Salgueiro Maia – O Implicado, de Sérgio Graciano. Ana Padrão, intérprete no filme Alma Viva, de Cristèle Alves Meira, vence o prémio na categoria de “Melhor Interpretação de Papel Secundário”. E, no mesmo filme, Lua Michel conquista a distinção “Novo Talento”.

Os vencedores do Prémio Atores de Cinema da Fundação GDA foram hoje anunciados na cerimónia de entrega de prémios, que decorre no Teatro da Trindade INATEL, em Lisboa, desde as 21h30.

Salgueiro Maia, o capitão que no 25 de Abril de 1974 comanda as tropas no Terreiro do Paço e monta cerco ao Quartel do Carmo, o qual termina com a rendição de Marcello Caetano e a entrega do poder ao general Spínola, é a personagem interpretada por Tomás Alves. No filme Alma Viva, Ana Padrão interpreta Fátima, que, devido a um amor transgressivo e não assumido por outra mulher, nunca quis emigrar e deixar Trás-os-Montes. No mesmo filme, Lua Michel interpreta Salomé, uma menina filha de emigrantes portugueses em França, que passa o verão na aldeia com a avó, com quem desenvolve uma forte ligação afetiva e espiritual.

Atribuído anualmente pela Fundação GDA, o Prémio Atores de Cinema tem como objetivos promover, valorizar e distinguir o trabalho das atrizes e dos atores no cinema português. Para avaliar as diferentes interpretações e produções cinematográficas de longa-metragem portuguesas, a Fundação GDA convida todos os anos um júri composto por três atores que analisam as obras estreadas comercialmente em sala entre 1 de janeiro e 31 de dezembro do ano anterior ao da atribuição do prémio.

Este ano, o júri é constituído por Ângela Pinto, Luís Lucas e Sandra Faleiro, os quais assumem a responsabilidade de avaliar a qualidade, a excelência e o mérito das interpretações dos seus pares.

Ao troféu de Melhor Interpretação de Papel Principal corresponde um prémio pecuniário de €3.000 euros (três mil euros). O prémio para Melhor Interpretação de Papel Secundário é de €2.000 euros (dois mil euros). Ao Novo Talento cabe um prémio de 1.000€ (mil euros).

A GDA – Gestão dos Direitos dos Artistas é a entidade que gere os direitos de propriedade intelectual de músicos, atores e bailarinos, em Portugal. A Fundação GDA é o seu instrumento para valorizar o trabalho dos artistas e promover o seu desenvolvimento humano e cultural e a sua proteção social.

A cerimónia de entrega dos prémios é conduzida pela atriz Joana Pais de Brito. A sessão irá encerrar com a passagem da curta-metragem By Flávio, realizada por Pedro Cabeleira, que conta com as interpretações de Ana Vilaça, Rodrigo Manaia e Tiago Costa e foi apoiada no âmbito do Concurso de Apoio a Curtas-metragens promovido anualmente pela Fundação GDA.