Através do Prémio Atores de Cinema, a Fundação GDA promove encontros entre jovens em início de carreira e profissionais experientes para trocas de conhecimentos. Por isso, associa a esse evento as Jornadas para o Ator, que consistem em mesas-redondas intituladas Encontros com a Experiência.
Por cada mesa-redonda, existirão três grupos a funcionar ao mesmo tempo, com 15 pessoas no máximo cada um. Os encontros dos jovens com cada um dos convidados decorrem durante 30 minutos, passando depois para outro e assim sucessivamente.
Este ano realizam-se duas sessões em simultâneo que preveem um encontro com três atores experientes e outro com três realizadoras. Nestes encontros abordar-se-ão os problemas com que os jovens profissionais se deparam ao tentar entrar no mundo do cinema, do teatro e da televisão.
Estas são as únicas atividades no quadro do Prémio Atores de Cinema para a qual é obrigatória uma inscrição prévia.
MESA-REDONDA ATORES
Adriano Luz | Matamba Joaquim | Isabel Abreu
Sala Carmen Dolores, 15h00 – 16h30
Público-alvo: Jovens atores, até aos 30 anos, formados recentemente e em fase de acesso ao mercado de trabalho.
Capacidade: 45 participantes
Inscrição: através de formulário online, linkado no final desta página.
Os atores vão relatar as suas experiências, estabelecendo um diálogo aberto, interativo e informal sobre oportunidades, desafios, dificuldades e estratégias de acesso ao mundo do cinema e do audiovisual. Trata-se de um processo de partilha de experiências, nas áreas do cinema e da televisão, que pode ser útil e mobilizador para jovens em início de carreira.
MESA-REDONDA REALIZADORAS
Cláudia Varejão | Rita Nunes | Cristèle Alves Meira
Salão Nobre, 15h00 – 16h30
Público-alvo: Jovens atores, até aos 35 anos, com comprovada experiência profissional.
Capacidade: 45 participantes
Inscrição: através de formulário online, linkado no final desta página.
As realizadoras vão dialogar com os jovens atores que queiram aprofundar as perspetivas relacionadas com o acesso ao mundo do audiovisual, com base nas suas experiências. Essas conversas visam, além de proporcionar uma aprendizagem, também criar momentos propícios ao estreitamento das relações entre atores e realizadoras.
ENCONTRO-DEBATE
Sala Carmen Dolores, 16h30 – 17h30
Após as mesas-redondas, segue-se um encontro-debate entre os participantes das mesas redondas, tendo no palco os três atores e as três realizadoras convidadas.