23.02.2024
Podcast / Fundos Europeus

Isto não é mais um Podcast T2 – #7
Nuno Varela – Associação “Chelas É O Sítio”

Neste episódio olhamos para outra perspetiva da participação do setor cultural e criativo no financiamento europeu. Como podemos participar enquanto artistas ou agitadores sociais como Varela gosta de ser conhecido? A conversa vai muito para além da sua participação ativa nos projetos europeus Europa Criativa “People Power Partnership” (projeto de cocriação que reúne jovens de 13 cidades europeias, em 11 países e que permitiu o desenvolvimento de coproduções no espaço público focadas em problemas sociais relevantes) e ERASMUS+ “#Voices4Weapons” (foca temas como abandono escolar precoce e os baixos níveis de aproveitamento escolar), e aborda os seu vários projetos, designadamente “Chelas é o sítio” – “Kriativu” e como é permitindo que jovens de zonas urbanas complexas possam participariam em projetos internacionais deste tipo onde o Hip-hop é utilizado como um meio para fazer face à frustração causada por questões como a exclusão social, a discriminação, o racismo, o sexismo e a pobreza, incentivando os jovens a participarem mais ativamente na sociedade.

Edição fonográfica de intérprete

Programa de apoio à criação musical que pretende impulsionar a gravação e produção de novas obras fonográficas, dinamizando o mercado editorial da música portuguesa, a diversidade das expressões musicais e o acesso e usufruto dos cidadãos à criatividade.