08.03.2024
Podcast / Fundos Europeus

Isto não é mais um Podcast T2 – #8
Luís Francisco Filipe – Comissão Diretiva do Centro 2030

Uma conversa que surge no exato momento em que o quadro programático do Portugal 2030 já está totalmente estabilizado e quando começam a surgir os primeiros avisos que permitem o financiamento de projetos artísticos e culturais desde que na sua conceção cumpram os objetivos de desenvolvimento económico e territorial, de inclusão social e de valorização do papel da cultura e das atividades artísticas e criativas nos processos de desenvolvimento nas zonas urbanas e não urbanas.
Com Luís Francisco abordamos estas possibilidades no Programa Centro 2030. Este programa destina-se a promover a competitividade da economia, a sustentabilidade ambiental e a valorização do território e das pessoas na região, no quadro da Política de Coesão da União Europeia. Através deste programa pretende-se operacionalizar a estratégia de desenvolvimento da região e as estratégias sub-regionais das Comunidades Intermunicipais onde a associação do setor artístico e cultural às autarquias e às CIM pode ser determinante fomentando a coprodução da política regional entre estas entidades.

Formação Internacional

Programa de apoio à participação em ações de formação e capacitação de âmbito internacional, as quais possam contribuir para a aquisição e consolidação de conhecimentos e para a progressão das competências técnicas e artísticas nas respetivas áreas profissionais.