Devido às contingências e à contração económica provocadas pela grave crise pandémica que caraterizou 2020 e se deverá prolongar ainda este ano, os concursos de apoio da Fundação GDA irão sofrer algumas alterações.

Enquanto o concurso de Apoio a Espetáculos de Teatro de Dança se mantém com uma dotação orçamental idêntica à de 2020 (250.000,00 €), o programa de Apoio à Edição Fonográfica de Intérprete, que também mantém a dotação orçamental igual à de 2020 (250.000,00 €), ocorrerá em apenas uma fase de candidaturas, concentrando assim os meios para apoiar o maior número possível de projetos. Por seu turno, o concurso de apoio a curtas-metragens terá um ligeiro aumento da verba que lhe é destinada, passando a sua dotação para 150.000,00 €.

As restrições orçamentais impostas pela atual situação obrigam, no entanto, à suspensão, durante o ano de 2021, da realização de dois concursos: o Concurso de Apoio à Circulação de Espetáculos e o Concurso de Apoio a Bolsas de Especialização Artística. Esta suspensão temporária dos dois programas de apoio habitualmente promovidos pela Fundação, será uma ocasião para proceder a uma reflexão sobre os seus objetivos e modelos de funcionamento e a sua eventual reformulação.

Em 2021, este será o calendário de candidaturas aos concursos da Fundação GDA:

APOIO A ESPETÁCULOS DE TEATRO E DANÇA: 15 de março a 9 de abril

APOIO À EDIÇÃO FONOGRÁFICA DE INTÉRPRETE: 5 a 30 de abril

APOIO A CURTAS-METRAGENS: 26 de abril a 21 de maio

Os avisos de abertura e os regulamentos específicos de cada um dos concursos serão, como sempre, publicados no website da Fundação GDA e nas suas redes sociais, com um mês de antecedência em relação às datas previstas para o início das candidaturas.