Showcases Internacionais

Programa de Apoio a Showcases Internacionais 2022

Âmbito

O presente programa visa apoiar a apresentação de projetos musicais em festivais internacionais de showcases, tendo em vista a divulgação e promoção das carreiras profissionais e artísticas dos músicos portugueses.

Datas de candidatura

Este programa está aberto desde 21 de janeiro 2022, cessando logo que o respetivo orçamento se encontre totalmente realizado.

Disposições Gerais

Aplicam-se as normas estabelecidas no regulamento deste programa ;
São admitidas candidaturas a este Programa apresentadas por estruturas de produção, músicos, intérpretes ou executantes, que tenham sido comprovadamente convidados a participarem em festivais internacionais de Showcase.

Condições de admissão das candidaturas

As candidaturas devem ser submetidas à Fundação GDA em português e por via eletrónica, através de pedido redigido no Portal do Artista;
As informações abaixo listadas, entre outras referidas no regulamento, são de caráter obrigatório e deverão ser prestadas aquando da apresentação da candidatura:

a) Carta convite da equipa de programação do showcase;
b) Descrição do projeto musical, e identificação dos objetivos e pertinência desta deslocação no percurso artístico do candidato, nomeadamente referentes ao agenciamento, vendas de espetáculos em novos territórios, etc.;
c) Orçamento do projeto, incluindo a discriminação dos respetivos custos, o total das despesas e indicação do montante pretendido;
d) Nota biográfica do candidato e dos artistas corresponsáveis;
e) Datas da deslocação e das apresentações;

Montante do apoio

O montante total de apoios a distribuir em 2022, neste programa, é de € 60.000,00 (sessenta mil euros);
O montante máximo a atribuir por projeto, em apresentações de natureza presencial, é de € 4.000,00 (quatro mil euros) e o mínimo de € 500,00 (quinhentos euros), tendo em conta o número de artistas em palco bem como a localização geográfica do festival.
No caso de apresentações por via digital, o montante a atribuir por cada projeto, varia entre os € 750,00 (setecentos e cinquenta euros) e os € 2.500,00 (dois mil e quinhentos euros) conforme a natureza do material audiovisual a produzir.

Objetivos específicos do apoio financeiro

Os apoios concedidos no âmbito deste Programa são atribuídos a título de comparticipação nas despesas inerentes ao showcase, nomeadamente as referentes a  deslocações, estadias, alimentação e transportes da comitiva no caso de apresentações presenciais, ou a custos com a edição, produção e transmissão de material audiovisual no caso das apresentações por via digital.

Clique aqui para aceder ao regulamento específico do Programa de Apoio a Showcases Internacionais 2022.

Informação sobre o concurso de 2021

Concursos de 2021

Regulamento específico

Abertura do concurso

Informação sobre o concurso de 2020

Informação sobre o concurso de 2019

Concursos de 2019

Regulamento específico

Abertura do concurso

Informação sobre o concurso de 2018

Contactos

Os cooperadores da GDA devem contactar preferencialmente o seu gestor de reportório.
E-mail: geral@fundaçãogda.pt

Outros contactos (situações excecionais)

Cláudia Regina
Ação Cultural