Showcases Internacionais

Programa de Apoio a Showcases Internacionais 2020

Âmbito

O presente programa visa apoiar a apresentação de projetos musicais em festivais internacionais de showcases, tendo em vista a divulgação e promoção das carreiras profissionais e artísticas dos músicos portugueses.

Datas de candidatura

Este programa decorrerá em duas fases durante o ano, uma em cada semestre.
Os pedidos de apoio para festivais de showcase que decorram entre 1 de janeiro e 30 de junho de 2020 deverão ser apresentados a partir de 1 de dezembro de 2019.
Os pedidos de apoio para festivais de showcase que decorram entre 1 de julho e 31 de dezembro de 2020 deverão ser apresentados a partir de 1 de junho de 2020.

Disposições Gerais

Aplicam-se as normas estabelecidas no regulamento deste programa;
São admitidas candidaturas a este Programa apresentadas por estruturas de produção, músicos, intérpretes ou executantes, que tenham sido comprovadamente convidados a atuarem em festivais internacionais de showcase.
Os apoios concedidos no âmbito deste programa, cessarão logo que o respetivo orçamento se encontre totalmente realizado.

Condições de admissão das candidaturas

As candidaturas devem ser submetidas à Fundação GDA em português e por via eletrónica, através de pedido redigido no Portal do Artista;
As informações abaixo listadas, entre outras referidas no regulamento, são de caráter obrigatório e deverão ser prestadas aquando da apresentação da candidatura:

a) Carta convite da equipa de programação do showcase;
b) Descrição do projeto musical, e identificação dos objetivos e pertinência desta deslocação no percurso artístico do candidato, nomeadamente referentes ao agenciamento, vendas de espetáculos em novos territórios, etc.;
c) Orçamento do projeto, incluindo a discriminação dos respetivos custos, o total das despesas e indicação do montante pretendido;
d) Nota biográfica do candidato e dos artistas corresponsáveis;
e) Datas da deslocação e das apresentações;

Montante do apoio

O montante total de apoios a distribuir em 2020, neste programa, é de €75.000,00 (setenta e cinco mil euros);
O montante máximo a atribuir para cada apoio é de €4.000,00 (quatro mil euros), e o mínimo de €750,00 (setecentos e cinquenta euros), tendo em conta o número de artistas em palco bem como a localização geográfica do festival.

Objetivos específicos do apoio financeiro

Os apoios concedidos no âmbito deste Programa são atribuídos a título de comparticipação nas despesas inerentes ao showcase, nomeadamente as referentes às viagens, estadias, alimentação e transportes da comitiva.

Clique para aceder ao Regulamento da Edição de 2020 do Programa de Apoio a Showcases Internacionais e a lista de festivais de referência.

Informação sobre o concurso de 2019

Concursos de 2019

Regulamento específico

Abertura do concurso