Showcases Internacionais

Candidaturas encerradas para o concurso de Apoio a Showcases Internacionais

O momento muito positivo que se tem vindo a sentir nos últimos tempos, no plano internacional, em relação à música portuguesa, tem vindo a gerar um número crescente de convites a bandas e músicos nacionais no sentido de apresentarem as suas criações em festivais de showcases internacionais, registando-se, muitas vezes, infelizmente, dificuldades financeiras que impediam a aceitação desses convites.

Esse fenómeno suscitou a promoção, por parte da Fundação GDA, de um programa de apoio específico para responder às novas necessidades sentidas nessa área – o Programa de Apoio à participação de Festivais de Showcases Internacionais. A execução desse programa tem, entretanto, sido acompanhada por um crescimento substancial do número dos artistas que concorrem ao programa, tanto por força do aumento do número de convites formulados para o efeito, como pela própria ampliação do universo dos festivais em causa e contemplados no programa de apoio.

Tendo em consideração os efeitos do sucesso alcançado com o interesse demonstrado nesta iniciativa por parte dos artistas, e em conclusão da afluência registada até ao momento, verificou-se já em agosto que o total das verbas inicialmente disponibilizadas para o programa tinha sido esgotado, o que determinaria o encerramento de novas candidaturas para o corrente ano, conforme estipulado no regulamento em vigor.

O orçamento de 2019 ano consignou um total de 60.000 euros para esta iniciativa. Contudo, para fazer face ao número crescente de solicitações, a Administração da Fundação GDA tomou a decisão, em agosto, e a título excecional, de reforçar o orçamento do programa com mais 10.000 euros. Apesar desse esforço adicional, e com esse total de 70.000 euros disponíveis para apoios esgotado, chega agora a altura de suspender a receção de novas candidaturas.

A Fundação GDA congratula-se com os excelentes resultados alcançados pelos músicos portugueses nesta nova abertura aos mercados internacionais. Os artistas nacionais irão continuar a contar com o apoio da Fundação GDA nesta área já a partir do próximo ano, podendo começar a concorrer à edição de 2020 logo a partir do dia 1 de dezembro de 2019.

Os festivais de showcase internacionais são eventos profissionais em que os músicos, além de apresentarem as suas obras ao público internacional, estabelecem novos contatos, redes de trabalho e sinergias que os aproximam de produtores e programadores, amplificando o seu esforço e os seus talentos.

Através do programa agora encerrado, ao longo deste ano a Fundação GDA apoiou a deslocação de um total de 133 músicos nacionais (35 bandas) a 18 festivais internacionais, que se realizaram em 12 países e quatro continentes diferentes.

O Programa de Apoio a Showcases Internacionais é um dos pilares estruturantes da política de apoio à internacionalização dos artistas portugueses levada a cabo, nos últimos anos pela Fundação GDA, procurando ajudar a suportar os custos envolvidos com as deslocações, estadias e alimentação de artistas músicos convidados e garantindo, assim, em muitas ocasiões a participação nesses eventos internacionais.

Clique para conhecer o Programa de Apoio a Showcases Internacionais 2019

Âmbito

O presente programa visa apoiar a apresentação de projetos musicais em festivais de showcases internacionais, tendo em vista a divulgação e promoção das carreiras profissionais e artísticas dos músicos portugueses.

Datas de candidatura

Este programa decorrerá em duas fases durante o ano, uma em cada semestre.
Os pedidos de apoio para o 2.º semestre deverão ser apresentados a partir de  1 de junho de 2019,  para showcases que decorram entre 1 de julho e 31 de dezembro de 2019.

Disposições Gerais

1. Aplicam-se as normas estabelecidas no regulamento deste programa (clique aqui para aceder);
  2. São admitidas candidaturas a este Programa apresentadas por estruturas de produção, músicos, intérpretes ou executantes, que tenham sido comprovadamente convidados a atuarem em showcases internacionais;
  3. Os apoios concedidos no âmbito deste programa, cessarão logo que o respetivo orçamento se encontre totalmente realizado.

Condições de admissão das candidaturas

1. As candidaturas devem ser submetidas à Fundação GDA em português e por via eletrónica, através de pedido redigido no Portal do Artista;
  2. As informações abaixo listadas, entre outras referidas no regulamento, são de caráter obrigatório e deverão ser prestadas aquando da apresentação da candidatura:
    a) Carta convite da equipa de programação do showcase;
    b) Descrição do projeto musical, e identificação dos objetivos e pertinência desta deslocação no percurso artístico do candidato, nomeadamente referentes ao agenciamento, vendas de espetáculos em novos territórios, etc.;
    c) Orçamento do projeto, incluindo a discriminação dos respetivos custos, o total das despesas e indicação do montante pretendido;
    d) Nota biográfica do candidato e dos artistas corresponsáveis;
    e) Datas da deslocação e das apresentações;

Montante do apoio

1. O montante total de apoios a distribuir em 2019, neste programa, é de €60.000,00 (sessenta mil euros);
  2. O montante máximo a atribuir para cada apoio é de €4.000,00 (quatro mil euros), e o mínimo de €750,00 (setecentos e cinquenta euros), tendo em conta o número de artistas em palco bem como a localização geográfica do festival.

Objetivos específicos do apoio financeiro

Os apoios concedidos no âmbito deste Programa são atribuídos a título de comparticipação nas despesas inerentes ao showcase, nomeadamente as referentes às viagens, estadias, alimentação e transportes da comitiva.