Fundos Europeus

Esta área pretende intervir e aprofundar a relação dos artistas com os fundos europeus, contribuindo não só para divulgar e informar, mas também para construir ligações de maior proximidade com os artistas neste domínio. A criação de uma área dedicada aos Fundos Europeus é o resultado da reflexão que a Fundação GDA tem vindo a realizar, com o objetivo de disponibilizar novos mecanismos destinados à multiplicação das oportunidades de financiamento e viabilização de projetos artísticos.

A dispersão da informação por múltiplas plataformas, muitas delas desconhecidas pelos artistas, o recurso frequente a uma linguagem de difícil compreensão, as dúvidas técnicas e de caráter burocrático-administrativo, são alguns dos fatores que podem impedir o pleno aproveitamento das oportunidades de financiamento existentes. É essa a motivação que induz a Fundação GDA a assumir um papel de catalisador, mediador e facilitador dos elementos que proporcionem uma maior fluidez informativa sobre estes programas. A metodologia de trabalho concebida para este tema está alicerçada em quatro eixos específicos:

 

INFORMAÇÃO

  • Atividades que permitam manter um fluxo de informação sobre as agendas de financiamento e sirva de sistema de alerta sobre avisos de abertura dos programas e outras informações relevantes específicas para os artistas;

FACILITAÇÃO

  • Desenvolvimento e atualização de instrumentos facilitadores para o acesso aos programas, à pesquisa de parceiros e ao desenvolvimento dos projetos existentes;

COOPERAÇÃO

  • Criação de um sistema de consultas de informação, aconselhamento e acompanhamento dedicadas, através de respostas online e consultas presenciais, que se revelem indispensáveis a um melhor aproveitamento das oportunidades criadas pelos fundos disponíveis;

MEDIAÇÃO

  • Ações de aproximação/conhecimento junto das entidades financiadoras e dos organismos do Estado que permitam evidenciar o contributo da Fundação GDA (enquanto agente mobilizador) e dos Artistas (enquanto “Atores”) na prossecução dos objetivos definidos nos programas.

ISTO NÃO É MAIS UM PODCAST

Esta iniciativa nasce da necessidade de aproximar a comunidade artística portuguesa das fontes de financiamento europeias.

Disponível para subscrição gratuita nas principais plataformas digitais:

CONSULTAS DE ACONSELHAMENTO

Cumprindo um dos principais objetivos das nossas atividades relacionadas com os Fundos Europeus – o de facilitar e mediar o acesso a esses instrumentos financeiros – disponibilizamos gratuitamente sessões de esclarecimento e de acompanhamento personalizado aos artistas e a estruturas de produção, através de um sistema de consultas individualizadas com Francisco Cipriano, especialista em Fundos Comunitários que colabora com a Fundação GDA no desenvolvimento desta área.

Peça a sua consulta aqui.

#MAKETHEMOST

 

O mundo dos financiamentos europeus é uma incógnita para muitos artistas em Portugal e apresenta-se algo complexo, em termos de linguagem e de procedimentos. Nomes como Portugal 2020, Europa Criativa, Erasmus +, Horizonte 2020 ou Programas Operacionais podem fazer parte do nosso dia-a-dia, mas não sabemos se podemos ser beneficiários e como devemos proceder.

Por essa razão, a Fundação GDA tem apoiado artistas e outros membros do setor que estão interessados em conhecer e desenvolver projetos com parcerias e financiamentos europeus.Depois das ações desenvolvidas em anos anteriores a este propósito, desde 2018 que o projeto #makethemost representa um importante desenvolvimento para a concretização deste objetivos.

O projeto #makethemost pretende proporcionar motivação, conhecimento e a capacidade de detetar oportunidades de financiamento para projetos artísticos e culturais. Através da realização de sessões informais ao final da tarde, em espaços privilegiados, é fomentado o diálogo e a troca de experiências. Ao facilitar o acesso à informação sobre gestão de projeto e financiamento europeu, a Fundação GDA tem a ambição de incentivar a internacionalização e o desenvolvimento de projetos que reflitam o enorme talento dos artistas portugueses.

A moderação das sessões que se realizam ao abrigo desta iniciativa está a cargo de Francisco Cipriano, especialista em Fundos Europeus cuja vida profissional está ligada aos instrumentos de apoio a políticas públicas, sobretudo no âmbito do desenvolvimento regional e da política de coesão.

Edição fonográfica de intérprete

Programa de apoio à criação musical que pretende impulsionar a gravação e produção de novas obras fonográficas, dinamizando o mercado editorial da música portuguesa, a diversidade das expressões musicais e o acesso e usufruto dos cidadãos à criatividade.