A 9ª sessão #makethemost, anteriormente adiada devido às medidas de prevenção da COVID-19, regressa agora e estará incluída no programa das Jornadas para o Ator da 14ª. edição do Prémio Atores de Cinema, no dia 7 de dezembro, no Teatro da Trindade, em Lisboa.

Esta é a primeira sessão desde o início da pandemia, retomando a troca de experiências em torno das oportunidades de financiamento europeu para projetos de índole cultural.

O mundo dos financiamentos europeus é uma incógnita para muitos artistas em Portugal e apresenta-se algo complexo, em termos de linguagem e de procedimentos. Nomes como Portugal 2020, Europa Criativa, Erasmus +, Horizonte 2020 ou Programas Operacionais podem fazer parte do nosso dia-a-dia, mas não sabemos se podemos ser beneficiários e como devemos proceder.

Por essa razão, a Fundação GDA tem apoiado artistas e outros membros do setor que estão interessados em conhecer e desenvolver projetos com parcerias e financiamentos europeus.Depois das ações desenvolvidas em anos anteriores a este propósito, desde 2018 que o projeto #makethemost representa um importante desenvolvimento para a concretização deste objetivos.

Por sua vez, este encontro conta com uma apresentação do programa de financiamento europeu Europa Criativa na vertente Media por Susana Costa Pereira e com a apresentação de três casos de sucesso no âmbito do programa, a série televisiva Auga Seca, representada por José Amaral, Managing Director da Produtora SPi e os festivais de cinema IndieLisboa, representado por Carlos Ramos, co-diretor do festival, e Curtas Vila do Conde, representado por Miguel Dias, diretor do festival. No final das apresentações, haverá ainda espaço para um debate com os participantes da sessão.

O objetivo destes encontros é convidar ao diálogo e à partilha de experiências, com o intuito de dar a conhecer projetos financiados por programas europeus, esclarecer quanto ao funcionamento dos instrumentos financeiros que apoiaram esses mesmos projetos e motivar para quem vai concorrer pela primeira vez.

A entrada é livre e gratuita e não requer inscrição prévia.

Consulte o programa completo aqui.