Prémio Atores de Cinema da Fundação GDA acontece já na próxima semana

É já na próxima terça-feira, 7 de dezembro, que o Prémio Atores de Cinema da Fundação GDA regressa ao Teatro da Trindade, em Lisboa, depois de um ano de interrupção devido à pandemia da Covid-19. Para além dos artistas que irão ser premiados este ano, nesta XIV edição, será também homenageado o trabalho dos nove atores e atrizes galardoados remotamente no ano passado. 

“Fazemos questão de homenagear, não apenas os premiados desta edição, mas também os que no último ano não tiveram a oportunidade de serem honrados numa cerimónia pública”, afirma Mário Carneiro, diretor-geral da Fundação GDA. No ano passado, não tendo a possibilidade de realizar a cerimónia de entrega de prémios presencialmente, a Fundação GDA decidiu atribuir três prémios por cada categoria, ao invés de um, como é habitual.

A cerimónia de entrega dos prémios, apresentada pelo ator Pedro Inês, será antecedida pelas “Jornadas para o Ator”, composta por ações de aproximação ao mundo audiovisual e por uma sessão da iniciativa #makethemost – Fundos Europeus para as Artes e a Cultura, explicando como é que os atores, realizadores e produtores se podem candidatar aos apoios disponíveis.

Almeno Gonçalves, Luísa Cruz e Teresa Faria são os jurados que integram o painel desta edição, cabendo-lhes avaliar a interpretação dos colegas nas obras analisadas: longas-metragens portuguesas de ficção, estreadas comercialmente em sala entre 1 de janeiro e 31 de dezembro do ano de 2020.

“Encontros com a experiência” de atores e realizadores

As jornadas iniciam-se com duas mesas redondas em simultâneo: uma orientada por atores – Alexandra Lencastre, Ângela Pinto e Virgílio Castelo – e outra por realizadores – Cláudia Varejão, João Maia e Margarida Gil. Nesses “Encontros com a Experiência” os realizadores e os atores com vários anos de experiência irão partilhar o seu conhecimento do mundo do cinema e da televisão com jovens artistas e recém-licenciados da área do teatro. As inscrições podem ser feitas através dos seguintes links:

#makethemost – Fundos Europeus para as Artes e a Cultura

Este ano, o Prémio Atores de Cinema contará também com uma sessão do #makethemost, iniciativa que vimos igualmente suspensa pela pandemia. O #makethemost visa facilitar o acesso aos fundos europeus e proporcionar motivação, conhecimento e a capacidade de detetar oportunidades de financiamento para projetos artísticos e culturais.

Relembramos que a entrada desta sessão é livre e não requer inscrição prévia.

A moderação da sessão será da responsabilidade de Francisco Cipriano, que tem vindo a desempenhar o papel de consultor da Fundação GDA nesta matéria e cuja vida profissional está ligada aos instrumentos de apoio a políticas públicas, sobretudo no âmbito do desenvolvimento regional e da política de coesão.

Este encontro inclui uma apresentação relativa à vertente Media do programa Europeu “Europa Criativa”, a cargo de Susana Costa Pereira, Coordenadora Executiva do Centro de Informação Europa Criativa e Responsável pela Vertente MEDIA e a apresentação de três projetos de sucesso aprovados no âmbito do MEDIA – a série televisiva Auga Seca e os festivais de cinema IndieLisboa e Curtas Vila do Conde. No fim da sessão haverá ainda espaço para interação com os participantes com o intuito de potenciar o diálogo e a troca de experiências e novas ideias para a concretização de projetos.

A participação no Prémio Atores de Cinema é gratuita, pelo que relembramos que deverão ser cumpridas as medidas estabelecidas pela DGS, a partir de dia 1 de dezembro.

No Teatro da Trindade INATEL, será necessário apresentar Certificado Digital – documento obrigatório no acesso a eventos com lugares marcados.

Assim, juntamente com o bilhete, cada participante, convidado e público em geral terá de apresentar um dos seguintes certificados:

1) Certificado de recuperação;

2) Certificado de vacinação ou comprovativo que ateste o esquema vacinal completo há, pelo menos, 14 dias;

3) Certificado de testagem ou comprovativo de realização de teste laboratorial, com resultado negativo (PCR realizado nas 72h antes ou antigénio realizado nas 48h antes do evento). Não são admitidos autotestes.

Notas: Poderá mostrar o Certificado através de uma app ou trazer impresso. Relembramos que o uso de máscara é obrigatório.

Pode consultar o programa completo aqui.