O livro Perfinst, supervisionado do ponto de vista concetual por Luís Castro e Vel Z, diretores artísticos da Karnart, apresenta-se como um objeto dúplice. Isto é, dividido nas duas partes que constituem o neologismo perfinst (PERF e INST) e que ancoram nos conceitos de PERFormance (artes performativas) e INSTalação (artes plásticas e digitais).
O livro PERF centra-se na pessoa, no ser animado, no intérprete do Perfinst, e integra textos de caráter especializado por Luís Castro, testemunhos na primeira pessoa das intérpretes Gisela Cañamero e Mónica Garcez, um texto científico da responsabilidade de Maria João Brilhante e reflexões dos observadores especializados Emília Tavares, Nuno Carinhas e Cláudia Galhós.
O livro INST foca o objeto enquanto protagonista, e integra textos de Luís Castro, testemunhos na primeira pessoa das intérpretes Bibi Perestrelo e Sara Carinhas, textos científicos de Maria Helena Serôdio e Daniela Salazar, e reflexões dos observadores especializados Gil Mendo, João Carneiro e Jorge Martins Rosa.
Perfinst é uma coedição da Karnart e do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com financiamento do Programa Gulbenkian Cultura da Fundação Calouste Gulbenkian e parcerias da Ciência Viva Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e da editora A Bela e o Monstro Edições.
Considerando a relevância desta edição para o panorama dos artistas intérpretes, a Fundação GDA assegurou uma colaboração na iniciativa.
Este projeto editorial da Ideias Convenientes destinou-se a homenagear a carreira do ator Ruy de Carvalho, através do projeto Retratos Contados, o qual envolveu também a montagem e apresentação de uma exposição itinerante sobre o único ator português no ativo a celebrar 80 anos de carreira.
Esta publicação fixa através de textos e fotografias a extraordinária obra produzida pelo artista. A Fundação GDA apoiou este projeto, tendo em consideração a relevância cultural da justa homenagem a Ruy de Carvalho.
Os 25 anos da GDA e os 10 anos da sua Fundação são celebrados com a publicação do livro Colher para Semear, que mais do que traçar o percurso das duas entidades no tecido cultural português, exige respeito pelo trabalho dos artistas, documentando que esse trabalho gera riqueza, uma parte da qual é reinvestida na própria Cultura.
Os potenciais interessados, em especial cooperadores da GDA e agentes culturais, poderão solicitar à Fundação GDA a entrega de um exemplar da obra, mediante o envio de um e-mail (nome, morada, área profissional e número de cooperador) para dptcomunicacao@fundacaogda.pt. Os pedidos serão atendidos em função das disponibilidades existentes.
A versão digital do livro “Colher para Semear” também se encontra disponível para consulta:
Editada pelas Edições Colibri, esta obra resulta da tese de doutoramento de Carlos Pimenta. Nela abordam-se a relação entre o teatro (e artes performativas), os direitos dos artistas e a questão das manifestações online durante o contexto pandémico.
Esta tese investe no entendimento sobre a origem do teatro enquanto “maravilhosa máquina” e a transformação a que é sujeita quando o som e, sobretudo, a imagem invadem a cena, alterando a nossa relação com a presença e o espaço. As tecnologias de mediação acentuam a alteração dessas relações, o que obriga a debater o conceito de performance e a questionar a própria natureza do teatro.
Com as tecnologias digitais, não é só essa natureza que é equacionada, de uma forma acelerada, mas também, a natureza da relação com os públicos num contexto cada vez mais virtualizado. São também tratadas questões que se prendem com os direitos autorais, e os direitos dos artistas intérpretes, bem como questões relacionadas com o online no contexto pandémico e pós-pandémico.
Esta edição reveste-se de uma temática de potencial interesse para o universo dos artistas intérpretes da área do teatro, o qual constitui um dos focos da atividade e missão da Fundação.
Em parceria com a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM), a Associação Sons da Lusofonia lançou em setembro de 2020, o livro A Festa do Jazz, uma reflexão única sobre os últimos 20 anos de história do jazz em Portugal, contextualizando o percurso de diversos músicos de várias gerações e o seu envolvimento no encontro Festa do Jazz ao longo dos últimos 17 anos.
Trata-se de uma obra de grande interesse para o universo do Jazz em Portugal, mas também para a comunidade dos músicos e o universo em geral dos artistas intérpretes, já que através da fixação destas estórias se torna possível entender o panorama do jazz português nestas duas últimas décadas, e traçar uma ponte para o futuro da música portuguesa.
Este trabalho reflete e analisa os dados resultantes de um levantamento efetuado, a nível nacional e europeu, relativo às condições de execução do trabalho artístico e ao seu enquadramento de proteção social.
Este estudo aborda os regimes fiscais aplicáveis aos artistas, na qualidade de trabalhadores dependentes ou independentes, incluindo-se a importante temática da dedutibilidade das diferentes despesas relacionadas com a profissão bem como o tratamento fiscal específico conferido pelo legislador fiscal português a determinados rendimentos (vide, bolsas, subsídios, etc.).
Edição organizada e anotada por Lucas Serra, um dos maiores especialistas nesta matéria. Esta compilação inclui leis fundamentais que foram publicadas entretanto: a nova Lei da Cópia Privada (Lei 49/2015), por exemplo, a transposição da diretiva europeia quanto à utilização permitida de obras órfãs (Lei 32/2015) ou a nova lei que regula as entidades de gestão coletiva do Direito de Autor e dos Direitos Conexos (Lei 26/2015), entre muitas outras.
Os potenciais interessados, em especial cooperadores da GDA e agentes culturais, poderão solicitar à Fundação GDA a entrega de um exemplar da obra, mediante o envio de um e-mail (nome, morada, área profissional e número de cooperador) para dptcomunicacao@fundacaogda.pt.
Os pedidos serão atendidos em função das disponibilidades existentes.