27.12.2018
Livro / Artes performativas


Ritmos Afetivos nas Artes performativas
Ana Pais

No âmbito da investigação que desenvolveu para tese de doutoramento, a crítica de teatro, professora e autora Ana Pais publicou a obra Ritmos Afetivos nas Artes Performativas, com a chancela das Edições Colibri. Trata-se de um trabalho elaborado não apenas com os artistas, mas também, e em primeiro lugar, para os artistas.

A tese assenta na valorização do saber dos atores, performers e bailarinos para elaborar uma proposta teórica sobre a relação entre intérpretes e espetadores no quadro de um espetáculo ao vivo, tema que se configura crucial num olhar sobre a prática e a experiência nas artes performativas, em particular na área do teatro.

O trabalho baseou-se em 80 entrevistas a atores, performers e bailarinos portugueses, brasileiros e norte-americanos, relativamente à forma como sentem a relação entre cena e público. As suas palavras e expressões permitiram a elaboração de uma proposta teórica e um conjunto de vocabulários que ajudam a compreender e a nomear a referida relação.

Circulação de espetáculos

Programa de apoio à apresentação pública de projetos de música, teatro e dança, em Portugal e no estrangeiro, tendo em vista promover a circulação de espetáculos e artistas e favorecer a divulgação e desenvolvimento da sua carreira profissional.