A Fundação GDA tem o prazer de se associar ao Shortcutz Lisboa, movimento internacional de divulgação de curtas-metragens, na atribuição dos Prémios Fundação GDA para Melhor Actor e Melhor Actriz em Curta-Metragem 2014, no valor total de 2000 euros. Os Prémios Fundação GDA serão entregues pelo Presidente da Fundação, Pedro Wallenstein.

Os nomeados para o Prémio Fundação GDA de Melhor Actriz são Sara Carinhas, em O Vazio Entre Nós; Joana Pais de Brito, em Chico Malha; e Fernanda Serrano, em O Som do Silêncio. Os nomeados para o Prémio Fundação GDA de Melhor Actor são Vítor Correia, em Longe do Éden; Fernando Luís, em Terra 2084; e Victor Gonçalves, em Maria.

Será também atribuído um prémio da exclusiva responsabilidade da equipa do Shortcutz Lisboa: o prémio Figura Shortcutz, que este ano distingue o CÓRTEX – Festival de Curtas-Metragens de Sintra pelo excelente trabalho desenvolvido na divulgação das curtas-metragens.

Os vencedores de cada categoria são eleitos pelo júri do Shortcutz Lisboa, que é constituído por: Albano Jerónimo, Alexandre Borges, Cátia Simão, Cláudia Marques Santos, David Fonseca, David Rebordão, Filipe Melo, Ivo Canelas, João Pombeiro, Miguel Somsen, Nuno Melo, Paulo Prazeres, Pedro Varela, Rogério Ribeiro, Rui Pregal da Cunha, Sara Ribeiro, Stefano Savio, Pedro Cerrazina, Pedro Souto, Tiago R. Santos e Miguel Simal.

A 5.ª Edição dos Prémios Shortcutz Lisboa terá lugar no dia 1 de Maio, no Musicbox, pelas 22h.

A entrada é livre (requer confirmação e é limitada aos lugares disponíveis).