A Fundação GDA perseguindo a estratégia do Fundo Cultural da GDA, que visa a promoção das carreiras e dignificação da profissão dos artistas, bem como o desenvolvimento da cultura em Portugal, anuncia hoje o lançamento do Programa de Apoio à Edição Fonográfica de Intérprete 2015.

Este programa, que integra um conjunto mais amplo de iniciativas do mesmo género, inscreve-se no âmbito da prossecução dos objetivos do Fundo Cultural para 2015 a nível do apoio a prestar aos artistas e à valorização do seu trabalho, e privilegiam uma vez mais a diversidade e a participação cultural.

O Programa de Apoio à Edição Fonográfica de Intérprete para Artistas da Fundação GDA visa apoiar os custos relacionados com a edição fonográfica de intérprete, nomeadamente os cachets dos músicos; a gravação (honorários de técnicos, captação, edição, mistura, masterização, entre outros); e a produção (duplicação de suportes, layout: design gráfico, fotos, impressão, capas, booklet, inlay, celofanagem, entre outros).

O Programa de Apoio à Edição Fonográfica de Intérprete 2015 compreende dois períodos de candidaturas.

As candidaturas ao primeiro período estarão abertas entre 01 e 30 de Abril de 2015, devendo os interessados submeter os documentos solicitados no Regulamento.

As candidaturas ao segundo período do programa estarão abertas entre 01 e 30 de Setembro de 2015.

Os apoios são atribuídos por deliberação de um júri independente, designado pela Fundação GDA e composto por três personalidades de reconhecido mérito nesta área.

O Programa de Apoio à Edição Fonográfica de Intérprete 2015 é financiado com recurso aos valores gerados pela Cópia Privada e pelos direitos de remuneração equitativa cobrados pela GDA junto dos utilizadores de prestações artísticas fixadas (gravadas).