A Fundação GDA, no cumprimento das normas de boas práticas definidas pela Direcção da GDA-CRL, divulga hoje os resultados das candidaturas ao seu “Programa de Apoios a Curtas-metragens-2014”. Para este Programa, que visa remunerar os Artistas, Intérpretes ou Executantes (actores, bailarinos e músicos) em obras audiovisuais de curta-metragem, a Fundação GDA decidiu atribuir durante o ano de 2014 o valor global de €30.000,00.

O Júri independente composto por Nuno Gervásio e Miguel Somsen, após a análise dos vinte e três processos de pedido de apoio a curtas-metragens, proferiu a seguinte decisão

• C.R.I.M. Produções Audiovisuais – “Encontros de Silêncio”;
  • Primeira Idade Lda. – “O que significa estar à espera”;
  • Ricochete Filmes Lda – “A Prova”;
  • Nádia Santos – “Host (Outuno)”;
  • Helena Canhoto – “Vícios de uma família feliz”;
  • Bro, Lda – “Yulya”;
  • Rita Durão – “Peso Morto”;
  • Terratreme Filmes – “Noite, Madrugada”;
  • Curtas Metragens – Cooperativa de Produção Cultural CRL – “Vila do Conde”;
  • João Carreiro, Associação Cultural – “São Miguel Arcanjo nº5”;
  • Filmes da Vila – “Um dia além”;
  • Papaveronoir Filmes – “Douro (Filme Poema)”
  • João Marco Calquinha – “Tamám Shud”;
  • Joana Sarrazy – “Shutting Doors”;
  • José Pedro dos Santos – “A Floresta das Almas Perdidas – A Tristeza Durará para Sempre”;
  • Susana Sobrado – “Tenho um Rio”.

A Fundação GDA, através do seu Fundo Cultural, apoia a formação, a divulgação e a promoção dos artistas e das suas respetivas prestações e carreiras, contribuindo em simultâneo para o estímulo ao Espectáculo e à Criação.

O financiamento destas actividades advém de valores gerados pela Cópia Privada e de 15% dos direitos de Remuneração Equitativa (Comunicação Pública, Radiodifusão, Retransmissão por Cabo e Colocação à Disposição Interactiva), cobrados pela GDA junto dos utilizadores de prestações artísticas gravadas.