As jornadas iniciam-se com duas mesas redondas em simultâneo, que contam com a intervenção de protagonistas de grande prestígio. Uma orientada por atores – Cucha Carvalheiro, Maria D’Aires e Tiago Rodrigues, também diretor artístico do Teatro D. Maria II. A outra por realizadores – Tiago Guedes, Gonçalo Waddington e Margarida Cardoso. Estes “Encontros com a Experiência” em que realizadores e atores com carreiras de destaque partilharão o seu conhecimento do meio audiovisual com jovens atores e estudantes.

“Destacar e promover o trabalho dos atores portugueses, reforçar a sua notoriedade e facilitar a aproximação ao universo do cinema e da televisão, designadamente com os realizadores e produtores, são os grandes objetivos desta iniciativa”, afirma Mário Carneiro, diretor-geral da Fundação GDA. “Estes objetivos são reforçados com os encontros com realizadores e atores experientes, com o debate sobre as oportunidades criadas pelas novas séries de televisão e com o encontro com produtoras”, acrescenta.

Desde a sua origem que o foco principal deste prémio é o trabalho desenvolvido pelos atores e a promoção das suas carreiras. Como tal, a iniciativa não se esgota na cerimónia de entrega de galardões, que contará com a apresentação do ator José Pedro Gomes. As jornadas para o ator são o foco no desenvolvimento das carreiras, na formação e nas oportunidades de trabalho para os atores portugueses.

O Prémio Atores de Cinema da Fundação GDA compreende três categorias – Melhor Ator/Atriz Principal, Melhor Ator/Atriz Secundário(a) e Novo Talento, às quais correspondem prémios pecuniários no valor de, €3.000, €2.000 e €1.000.

Um dos traços distintivos deste Prémio é tratar-se de um reconhecimento entre pares: são prémios de interpretação atribuídos a atores por atores. João Reis, Diogo Dória e Joana Bárcia são os jurados que integram o painel desta edição. Estão incumbidos da tarefa de avaliar a interpretação dos colegas nas obras analisadas – produções cinematográficas de longa-metragem portuguesas, de ficção, estreadas comercialmente em sala entre 1 de janeiro e 31 de dezembro do ano de 2018.

As jornadas de trabalho iniciam-se pelas 10h com a abertura das portas, a que se seguirá um pequeno almoço para os jovens atores participantes. Os trabalhos começam às 11h30 com as mesas redondas, constituindo um momento de reunião, partilha e discussão entre os diversos agentes envolvidos na produção televisiva e cinematográfica, como atores, agentes e produtores, sobre temas relevantes para a gestão das suas carreiras e para o meio em que estão inseridos.

Os trabalhos decorrem ao longo de um dia, em que se pretende homenagear o mérito do trabalho desenvolvido pelos artistas nacionais. Para saber mais sobre as jornadas consulte aqui o programa pormenorizado.

À noite, a cerimónia de entrega dos prémios encerrará com a projeção da curta metragem O Mar Enrola na Areia, da realizadora Catarina Mourão. Trata-se de um projeto que obteve financiamento da Fundação GDA, no âmbito do Apoio a Bandas Sonoras Originais, promovido pelo Fundo de Apoio ao Cinema.