Formação Internacional

Internacionalização
Este programa visa apoiar a participação de artistas profissionais das áreas da Dança, Música e Teatro em ações de formação e capacitação de âmbito internacional, as quais possam contribuir para a aquisição e consolidação de conhecimentos e para a progressão das competências técnicas e artísticas nas respetivas áreas profissionais, tendo em vista a projeção das carreiras e a multiplicação das oportunidades de trabalho a nível nacional e internacional.
  • Ano
  • 2024
  • Tipologia
  • Programa Anual
  • Destinatários
  • Artistas intérpretes das áreas da Dança, Música e Teatro
  • Candidaturas
  •
  • A decorrer — o programa encerra quando o montante disponível para apoios estiver esgotado
  • Montante disponível
  • €150.000

Âmbito

Consideram-se como elegíveis participações nos seguintes eventos formativos:

• Workshops, masterclasses, cursos livres e ações de formação da mesma natureza;
  • Encontros de redes internacionais.

Nota importante: Este programa não apoia a frequência de qualquer tipo de formação académica, como licenciaturas, mestrados, assim como pós-graduações e doutoramentos ou pós-doutoramentos.

Datas de candidatura

As candidaturas para 2024 abrem a 15 de novembro de 2023. O programa encerra quando o montante disponível para apoios estiver esgotado.

Disposições gerais

• Aplicam-se as normas estabelecidas no Regulamento Específico deste programa;
  • Apenas são admitidas candidaturas online apresentadas no formulário próprio (disponível no Portal do Artista – www.portaldoartista.pt) devidamente preenchido e que reúnam os requisitos exigidos no Regulamento;
  • Todos os pedidos de apoio devem ser apresentados em português;
  • Os processos de candidatura só serão elegíveis para análise quando completos e submetidos online com êxito;

Condições de admissão das candidaturas

• São admitidas candidaturas apresentadas exclusivamente por artistas intérpretes profissionais (atores, bailarinos e músicos) que demonstrem ter atividade profissional regular e continuada, ou tenham terminado uma licenciatura na respetiva área artística.

Montante do Apoio

• O montante total de apoios a distribuir em 2024, neste concurso, é de €150.000,00 (cento e cinquenta mil euros);
  • O montante máximo a atribuir por ação não excederá:
    • € 2.500,00 (dois mil e quinhentos euros), para a participação em ações presenciais.
    • € 750,00 (setecentos e cinquenta euros), para a participação em ações online.

Objetivos específicos do apoio financeiro

Os apoios concedidos no âmbito deste programa serão atribuídos a título de comparticipação nas despesas ou encargos com a participação na ação, até ao máximo de 80% das despesas elegíveis.

Consideram-se elegíveis encargos relacionadas com:

• Custos de admissão/acesso ou frequência das ações propostas na candidatura;
  • Custos com viagens e deslocações;
  • Custos com alojamento;
  • Custos com alimentação.

Fundação GDA
geral@fundacaogda.pt

Diana Trindade
Formação e Desenvolvimento
formacao@fundacaogda.pt

Delegação do Porto
formacao@fundacaogda.pt
222 085 578/9

Showcases Internacionais

Programa de apoio à apresentação de projetos musicais em festivais internacionais de showcases, tendo em vista a divulgação e promoção das carreiras profissionais e artísticas de músicos portugueses.