Com as categorias Melhor Ator/Atriz Principal, Melhor Ator/Atriz Secundário(a) e Novo Talento, a 12.ª edição do Prémio Atores de Cinema, atribuído pela Fundação GDA desde 2008, realiza-se a 3 de dezembro de 2019 no Teatro da Trindade, em Lisboa. Antes da cerimónia de entrega dos prémios, o dia será preenchido pelas Jornadas para o Ator que contarão com uma apresentação, um debate, encontros com produtores e mesas redondas.
JORNADAS PARA O ATOR
Abertura de portas, 10h00 – 10h30
Brunch, 10h30 – 11h15
Encontros com a Experiência
Duas sessões em simultâneo que prevêem um encontro com 3 atores e outro com 3 realizadores experientes. Nestes encontros com atores e realizadores abordar-se-ão os problemas com que os jovens atores e estudantes de interpretação se deparam ao tentar entrar no mundo do cinema, do teatro e da televisão. Ao mesmo tempo, o objetivo é potenciar encontros com realizadores para trocas de conhecimento mútuo, uma espécie de conversa/aprendizagem, numa altura em que o mercado do audiovisual em Portugal se expande.
Em cada um desses encontros existirão três grupos a funcionar ao mesmo tempo, com 15 pessoas no máximo cada um. Os encontros dos jovens com cada um dos três convidados decorrem durante 30 minutos, passando depois para outro e assim sucessivamente.
Estas são as únicas atividades no quadro do Prémio Atores de Cinema para a qual é obrigatória uma inscrição prévia.
MESA-REDONDA
com os atores Cucha Carvalheiro, Maria D’Aires e Tiago Rodrigues
Sala Carmen Dolores, 11h30 – 13h00
Público-alvo: Estudantes e a jovens atores recém-entrados no mercado de trabalho.
Capacidade: 45 participantes
Os atores vão relatar as suas experiências, estabelecendo um diálogo aberto, interativo e informal sobre oportunidades, desafios, dificuldades e estratégias de acesso ao mundo do cinema e do audiovisual. Trata-se de um processo de partilha de experiências, nas áreas do cinema e da televisão, que pode ser útil e mobilizador para jovens em início de carreira.
Nota: A sua inscrição não fica automaticamente validada através da submissão deste formulário. Apenas será confirmada pelos nossos serviços, após uma análise prévia. Caso seja aceite, será contactado pelos nossos serviços.
MESA-REDONDA
com os realizadores Tiago Guedes, Gonçalo Waddington, e Margarida Cardoso
Salão Nobre, 11h30 – 13h00
Público-alvo: Jovens atores profissionais até aos 30 anos. Requere-se alguma experiência de trabalho profissional, na àrea do teatro, cinema ou televisão.
Capacidade: 45 participantes
Os realizadores vão dialogar com os jovens atores que queiram aprofundar as perspetivas relacionadas com o acesso ao mundo do audiovisual, com base nas suas experiências. Essas conversas, em forma de coaching, visam, além de proporcionar uma aprendizagem, também criar momentos propícios ao estreitamento das relações entre atores e realizadores.
Nota: A sua inscrição não fica automaticamente validada através da submissão deste formulário. Apenas será confirmada pelos nossos serviços, após uma análise prévia. Caso seja aceite, contactado pelos nossos serviços.
Pausa para almoço, 13h30 – 14h30
Fundação GDA: Ações e Novos Programas
Apresentação de Mário Carneiro
Sala Carmen Dolores, 14h30 – 15h15
O programa Contratação + e o programa Arte sem Barreiras farão parte da apresentação dos novos programas lançados recentemente pela Fundação GDA, neste dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
Mário Carneiro falará sobre as formas de concorrer e/ou participar no Contratação +, um programa que visa criar mais oportunidades para o exercício da atividade profissional dos atores até aos 30 anos e a partir dos 60, menos favorecidos pelas condições existentes nas áreas do cinema e da televisão, facilitando a sua contratação por parte dos produtores do audiovisual.
Quanto ao Arte Sem Barreiras, visa facilitar a integração funcional e profissional dos artistas com deficiência, através de processos de integração ativa, formação contínua e capacitação, nomeadamente dirigido a bailarinos, atores e músicos profissionais.
Entrada livre, limitada à capacidade da sala.
Intervalo, 15h15 – 15h25
Novas Oportunidades: As Novas Séries para a Televisão
Debate com Adriano Luz, Fernando Vendrell, Leonor Babo, Lucinda Loureiro e Patrícia Vasconcelos, moderado por Simão Cayatte
Sala Carmen Dolores, 15h25 – 17h25
Os últimos anos têm visto nascer novas séries de televisão, dirigidas por realizadores que estavam mais habituados a fazer cinema, num modelo de produção que está a transformar a realidade da televisão em Portugal. Estes novos formatos televisivos abrem um conjunto de novas oportunidades para os atores, correspondendo ao desenvolvimento do mercado audiovisual português.
Nesta debate iremos abordar a arquitetura e o modelo de funcionamento deste género televisivo, os novos passos para conseguir chegar às equipas produtoras dos novos formatos em televisão, conhecer as diferentes responsabilidades e as funções envolvidas no processo e os modos de decisão que influenciam a seleção dos atores. A perspetiva é a de gerir as expetativas causadas com estas novas oportunidades, abordar os procedimentos mais adequados, as boas práticas possíveis, tendo em vista o aumento de oportunidades de trabalho para os atores.
Pausa para café, 17h25 – 17h40
Encontros com produtoras
com Daniela Soares e João Miller Guerra (Uma Pedra No Sapato), João Gusmão (Terratreme) e Luís Urbano (O Som e a Fúria)
Sala Carmen Dolores, 17h40 – 18h45
Nesta sessão será feita uma apresentação do portefólio dos projetos em preparação pelas produtoras presentes. O formato será o de um curto ‘pitching’, para uma plateia de atores, dos filmes/séries que se encontram em fase de pré-produção e à procura de atores e atrizes para os seus elencos.
CERIMÓNIA DE ENTREGA DE PRÉMIOS
21h30 – 23h00
Júri: Diogo Dória, Joana Bárcia, João Reis
Apresentador: José Pedro Gomes