(Notícia atualizada no dia 10 de março de 2020, às 18h)

Considerando a natureza das medidas que estão a ser tomadas a nível nacional, face à ocorrência da epidemia do coronavírus, a Fundação GDA considerou ser sensato proceder ao adiamento da sessão prevista para o próximo dia 18, em linha com os cancelamentos que estão a ser realizados aos eventos públicos. O Conselhode Administração da Fundação GDA determinou ser necessário promover todas as medidas que visem a redução das possibilidades de transmissão do vírus.

A 9ª sessão desta iniciativa dedicada aos Fundos Europeus para a Arte e Cultura terá lugar em Lisboa, na Central Gerador, decorrerá numa data a comunicar posteriormente.

Estes encontros, que se realizam regularmente desde 2018, procuram oferecer um ambiente de partilha e diálogo informais, onde os artistas ficam a conhecer os diferentes programas de financiamento europeu para projetos artísticos e culturais, o seu funcionamento e requisitos.

A apresentação de dois projetos financiados por estes programas abre portas a um momento de partilha de experiências neste contexto, de debate e de esclarecimento de eventuais questões específicas.

Nesta 9ª sessão do #makethemost, ir-se-á falar dos programas Horizonte 2020 e Erasmus+, cujo potencial será ilustrado pelos projetos MEMEX e ECTHEC, respetivamente.

Enquanto que o projecto MEMEX – MEMories and EXperiences for Inclusive Digital Storytelling, coordenado pela Associação Mapa de Ideias, constitui uma ferramenta de acesso ao património cultural material e imaterial, através da Realidade Aumentada (AR), o projeto ECTHEC – Entrepeneurial Challenges in Theatre Higher Education Curricula debruça-se sobre a necessidade de repensar programas e métodos de ensino de disciplinas associadas ao Teatro, à luz da conjuntura atual deste meio.

O #makethemost pretende assim motivar a produção artística, facilitando o acesso dos artistas portugueses a oportunidades de financiamento para os seus projetos e estimulando o debate sobre os mesmos.

A participação no #makethemost é gratuita, ainda que condicionada a inscrição e limitada à lotação da sala. Até à confirmação da nova data, as inscrições encontram-se suspensas.