4ª Edição Prémios Shortcutz Lisboa

Musicbox | 1 Março 2014 | 22h30 | Entrada Livre

(mediante confirmação no evento e limitada aos lugares disponíveis)

Organização distingue Queer Lisboa e Lisboa Film Commission, num ano em que pela primeira vez são atribuídos prémios pecuniários ao

Melhor Actor e Melhor Actriz, com o apoio da Fundação GDA.

Naquela que já é conhecida como “a noite mais longa das curtas”, será entregue o prémio à Melhor Curta do Ano, votada entre as curtas vencedoras das competições mensais, e à Melhor Curta Shortcutz Network, onde competem as melhores curtas das cidades que integram o movimento entre outras categorias que visam premiar um género cinematográfico que normalmente não é contemplado com este tipo de galardões, designadamente Melhor Documentário, Melhor Direcção de Arte, Melhor Música Original, Melhor Produção e Melhor Fotografia.

Prémios Fundação GDA

Este ano, e pela primeira vez, a Fundação GDA associa-se ao Shortcutz Lisboa, para a atribuição dos Prémios Fundação GDA para Melhor Actor e Melhor Actriz em Curta-Metragem 2013, no valor total de 2000 euros.

Criada pela GDA (Gestão dos Direitos dos Artistas, Intérpretes ou Executantes), a Fundação GDA tem como missão a valorização do trabalho dos artistas, atores, bailarinos e músicos, bem como a dignificação das respectivas carreiras.

Figura Shortcutz e Prémio Futuro

Além da entrega de prémios aos vencedores de cada categoria, eleitos pelo júri do Shortcutz Lisboa – constituído por 18 nomes reconhecidos no meio cinematográfico, jornalístico e musical português -, são também atribuídos dois prémios da exclusiva responsabilidade da equipa do Shortcutz Lisboa: Figura Shortcutz, que este ano distingue o QUEER LISBOA, o mais antigo festival de cinema da capital, não só por todo o trabalho desenvolvido mas também pelo fundamental papel que exerce na divulgação de outros cinemas, normalmente de acesso restrito ao grande público; e Prémio Futuro, que nesta edição será entregue à recém-criada Lisboa Film Commission, como forma de reconhecimento e incentivo ao trabalho que já desenvolve na promoção da cidade e da indústria cinematográfica, cujos resultados o Shortcutz Lisboa acredita poderem ser benéficos para o cinema português e para uma nova geração de criadores cujo percurso passa pela internacionalização.

Jameson Empire Awards Done in Sixty Seconds

À semelhança das duas últimas edições dos Prémios Shortcutz Lisboa, será anunciado o vencedor português do “Jameson Empire Awards Done in Sixty Seconds”, que irá representar o nosso país na grande final em Londres.
Pela terceira vez, Portugal entra no prestigiado concurso internacional, cujo conceito é fazer um remake de 60 segundos de um filme já creditado, sendo o vencedor nacional eleito pelo júri do Shortcutz Lisboa, parceiro na promoção e exibição das curtas a concurso.

A festa dos prémios – Música by Offbeatz e poesia

O evento anual do Shortcutz Lisboa não é apenas feito de nomeações e prémios e, este ano, “porque a vida é sempre curta”: a noite começa com a performance de Live Poetry Video pelo poeta e slammer José Anjos com live vídeo de João pinto, um dos mais carismáticos videastas de Lisboa.

Antes, a receber todos os convidados e a garantir que todos fiquem no espírito certo para a grande noite, sobe à cabine do Musicbox o DJ set especial de The Lonesome Spit.

O Offbeatz – projecto que todas as quartas-feiras, no Musicbox, dá visibilidade aos talentos da nova música portuguesa – assina a programação musical com a actuação de Joana Barra Vaz (www.joanabarravaz.com) e ainda uma actuação surpresa, e entrega também nesta noite, o prémio de Melhor Videoclip do Ano.

Juntamente com o movimento Shortcutz, o Offbeatz faz parte da Labz, uma plataforma internacional da Subfilmes Creative Network, de divulgação de talentos na área da cultura urbana.

Nomeados:

MELHOR CURTA