A GDA e a Fundação GDA, cumprindo as mais elementares boas práticas de conduta a que se obrigam, nomeadamente no que diz respeito à transparência de processos, divulgam hoje os resultados das candidaturas ao segundo período do Programa de Apoios a Espetáculos ao vivo e Tournée 2013 da FGDA. Ao abrigo deste programa, que visa apoiar o pagamento do cachet do Artista, ou de qualquer outra despesa ou custo associados ao espetáculo ou tournée a realizar em Portugal ou no Estrangeiro, a Fundação GDA decidiu atribuir neste período 20.000,00€, no valor bruto, antes de impostos.

O Conselho de Administração da Fundação GDA, após a análise dos cinquenta e dois processos de pedido de apoio a Espetáculos ao vivo e Tournée para o segundo período, deliberou apoiar os seguintes:

DANÇA

• “Nómada” de Filipe Antunes Moreira;
  • “Assim Tipo Dança Contemporânea” – Companhia Instável.

MÚSICA

• “Miguel Ângelo Quarteto Tour 2013/2014” – Miguel Ângelo;
  • “Tournée Tejo-Tietê” – Susana Travassos;
  • “Tour Ogre” – João Farinha;
  • “Tournée Hot Pink Abuse” – Vítor Moreira.

DRAMA

• “Doroteia, Serafim e outras histórias” – Carla Carvalho;
  • “O Vosso Pior Pesadelo” – Teatro Art’Imagem;
  • “Mary Poppins, A Mulher que Salvou o Mundo” – Ricardo Neves;
  • “Auricolérica & Teleufórica” – Associação Cultural Mini Teatro da Calçada;
  • “A Saloia Enamorada e o Casculho da Chaminé” – Teatro Ibérico;
  • “A Passagem das Horas” – Voz Humana.

O Programa de Apoios a Espetáculos ao vivo e Tournée – 2013, integra-se num conjunto mais amplo de iniciativas do mesmo género, que se inscrevem no âmbito da prossecução dos objetivos do Fundo Cultural para 2013 a nível do apoio a prestar aos artistas e à valorização do seu trabalho, e privilegiam uma vez mais a diversidade e a participação cultural, só é possível graças ao financiamento que advém dos valores gerados pela Cópia Privada e dos direitos de remuneração equitativa cobrados pela GDA junto dos utilizadores de prestações artísticas gravadas.

Infelizmente não nos é possível apoiar todas as candidaturas, por muito mérito que tenham, e têm!

Uma Lei da Cópia Privada obsoleta e processos que se arrastam na justiça impedem-nos de cobrar e forçam-nos a gastar valores que seriam muito bem empregues nos programas sociais e culturais da Fundação GDA.

Anualmente, a Fundação GDA, através do seu Fundo Cultural e do financiamento que advém dos valores gerados pela Cópia Privada e dos direitos de remuneração equitativa cobrados pela GDA junto dos utilizadores de prestações artísticas gravadas, apoia a formação, a criação, a divulgação e a promoção dos artistas e das suas respetivas prestações e carreiras, contribuindo em simultâneo para aumentar o nível de inovação cultural, o índice de participação cultural, bem como para ampliar e alimentar o sector cultural em Portugal através de Programas de Apoio Cultural.