A GDA e a Fundação GDA, cumprindo as mais elementares boas práticas de conduta a que se obrigam, nomeadamente no que diz respeito à transparência de processos, divulgam hoje os resultados das candidaturas ao primeiro período do Programa de Apoios a Curtas-metragens 2013 da FGDA. Ao abrigo deste programa, que visa remunerar os artistas, Intérpretes ou Executantes (atores, bailarinos e músicos), na curta-metragem, a Fundação GDA decidiu atribuir durante o ano de 2013 apoios no valor bruto, antes de impostos, de €22.000,00 divididos por dois períodos.

O Conselho de Administração da Fundação GDA, após a análise dos dezassete processos de pedido de apoio a curtas-metragens para o segundo período, deliberou apoiar integralmente a participação dos atores nas curtas: “Bastien” – Welket Bungué; Maria do Céu Guerra e Mikael Sani, “Lei da Gravidade” – André Torres e “Caçadores de Anjos” – Escola de Mulheres. Da mesma forma, deliberou apoiar parcialmente face aos montantes orçamentados, os projetos

• Deus providenciará” – Frame Productions ;
  • ”O Beco” – Sonat Duyar;

O Programa de Apoios a Curtas-metragens – 2013, integra-se num conjunto mais amplo de iniciativas do mesmo género, que se inscrevem no âmbito da prossecução dos objetivos do Fundo Cultural para 2013 a nível do apoio a prestar aos artistas e à valorização do seu trabalho, e privilegiam uma vez mais a diversidade e a participação cultural, só é possível graças ao financiamento que advém dos valores gerados pela Cópia Privada e dos direitos de remuneração equitativa cobrados pela GDA junto dos utilizadores de prestações artísticas gravadas.

Infelizmente não nos é possível apoiar todas as candidaturas, por muito mérito que tenham, e têm!

Uma Lei da Cópia Privada obsoleta e processos que se arrastam na justiça impedem-nos de cobrar e forçam-nos a gastar valores que seriam muito bem empregues nos programas sociais e culturais da Fundação GDA.

Anualmente, a Fundação GDA, através do seu Fundo Cultural e do financiamento que advém dos valores gerados pela Cópia Privada e dos direitos de remuneração equitativa cobrados pela GDA junto dos utilizadores de prestações artísticas gravadas, apoia a formação, a criação, a divulgação e a promoção dos artistas e das suas respetivas prestações e carreiras, contribuindo em simultâneo para aumentar o nível de inovação cultural, o índice de participação cultural, bem como para ampliar e alimentar o sector cultural em Portugal através de Programas de Apoio Cultural.