A Fundação GDA prosseguindo a estratégia do Fundo Cultural da GDA, que visa a promoção das carreiras e dignificação da profissão dos artistas, bem como o desenvolvimento da cultura em Portugal, anuncia a abertura do período de candidaturas ao Programa de Apoio a Curtas-metragens 2015.
Este programa, que integra um conjunto mais amplo de iniciativas do mesmo género, inscreve-se no âmbito da prossecução dos objetivos do Fundo Cultural para 2015 nomeadamente no apoio a prestar aos artistas e à valorização do seu trabalho, e privilegiam uma vez mais a diversidade e a participação cultural.
O Programa de Apoio Curtas-Metragens surge na sequência da constatação por parte da GDA de que se trata de um sector em forte desenvolvimento nos últimos anos, mas onde os efeitos da atual crise financeira, que se faz sentir no nosso país, se repercutem deixando, muitas vezes, os artistas que nelas participam sem a possibilidade de receberem qualquer remuneração. O apoio que vier a ser prestado pela Fundação GDA no âmbito deste programa destina-se exclusivamente a remunerar os artistas que participem nas curtas-metragens candidatas pelas suas respetivas interpretações ou execuções.
No âmbito do Programa de Apoio às Curtas-Metragens 2015, a Fundação GDA irá atribuir um valor total, depois de impostos, de €40.000,00.
As candidaturas ao primeiro período estarão abertas entre 22 de Junho e 22 de Julho de 2015, devendo os interessados submeter a Ficha de Inscrição nos termos do Regulamento do programa que pode ser consultado no separador da Fundação.
Os Apoios serão atribuídos e divulgados durante o mês de Agosto de 2015, segundo o Artigo 5º das Regras Gerais dos Apoios Culturais da Fundação GDA, disponível no sítio da Fundação GDA, sendo atribuídos por decisão de um Júri independente, designado pela Fundação GDA e composto por personalidades de reconhecido mérito.