O Fundo Cultural da Fundação GDA tem como objetivo valorizar o trabalho dos Artistas, apoiando a sua criação, desenvolvimento e divulgação. Nesse âmbito, entre outras iniciativas tomadas, conta com o “Programa de Apoio a Bolsas de Estudo e Formação”, que visa contribuir para a formação e valorização profissional dos Artistas. À semelhança dos restantes programas, o seu financiamento advém, por força da lei, essencialmente das compensações oriundas da lei da ‘Cópia Privada’.

Para o ano de 2015 o montante disponível para o concurso foi de €35.000,00, pelo que seria obviamente impossível contemplar a totalidade dos 113 pedidos recebidos para Bolsas, abrangendo as áreas da Dança (21), da Música (69) e do Teatro (23), não deixando, porém, de todos terem sido analisados e classificados.

Dito isto, o Conselho de Administração da Fundação GDA deliberou apoiar os seguintes artistas com indicação das correspondentes áreas artísticas:

DANÇA

• Catarina Pernão;
  • Maria Lua Carreira;
  • Maria Varbanova.

MÚSICA

• Nuno Figueiredo;
  • Vanessa Lima;
  • Pedro Costa;
  • Gustavo Roriz;
  • Tiago Rocha;
  • António Silva;
  • Laura Matos;
  • Ricardo Pereira.

TEATRO

• Óscar Silva;
  • Fernanda Paulo;
  • Ricardo Trindade.

O Júri saúda a qualidade que, de um modo geral, apresentam as candidaturas a financiamento e desejar as maiores felicidades a todos os candidatos na prossecução das suas carreiras profissionais, assegurando que só os naturais constrangimentos orçamentais o impedem de financiar a generalidade dos candidatos na prossecução dos seus projetos e carreiras.