A GDA e a Fundação GDA, cumprindo as mais elementares boas práticas de conduta, divulgam os resultados da primeira fase de candidaturas ao Programa de Apoios à Edição Fonográfica de Intérprete da FGDA. O júri, composto por Nuno Galopim, Tiago Castro e Inês Meneses, respeitou as linhas orientadoras subjacentes aos critérios de atribuição dos apoios a conceder, à semelhança do que aconteceu em ocasiões anteriores, procurou equilibrar as suas escolhas entre os vários estilos e escolas, sem prejuízo da qualidade das propostas examinadas, e entre os 176 Artistas que concorreram decidiu nesta fase atribuir a soma de 50.000€ a 17 candidaturas:

Lista dos apoios concedidos:

• Processo n.º 2 – Susana Santos Silva;
  • Processo n.º 9 – Francisco Silva;
  • Processo n.º 20 – Bruno Borralhinho;
  • Processo n.º 27 – Salvador Menezes;
  • Processo n.º 41 – Catarina Racha;
  • Processo n.º 44 – Ricardo Lemos;
  • Processo n.º 51 – João Coutada;
  • Processo n.º 56 – Alexandre Soares;
  • Processo n.º 76 – Pedro Sousa;
  • Processo n.º 90 – Margarida Pinto;
  • Processo n.º 101 – Manuel de Matos;
  • Processo n.º 109 – Abel Gomes;
  • Processo n.º 126 – Ruben Monteiro;
  • Processo n.º 128 – Fernando Ramalho;
  • Processo n.º 150 – David Santos;
  • Processo n.º 171 – Orquestra de Câmara Portuguesa;
  • Processo n.º 172 – Adriano Aguiar.

O Programa de Apoio à Edição Fonográfica de Intérprete é desenvolvido pela Fundação GDA com o objetivo de apoiar os artistas na edição de discos, e desta forma contribuir para promover a fixação de reportório musical, para a valorização das obras gravadas sobre as quais assentam os direitos conexos de utilização e para o desenvolvimento da economia da cultura e do sector criativo em Portugal.