Através deste concurso, a Fundação GDA apoia a produção de curtas-metragens portuguesas, devendo o apoio a atribuir no âmbito deste programa destinar-se exclusivamente à contratação dos artistas profissionais que participarão no filme enquanto intérpretes, tendo em vista promover e profissionalizar o trabalho realizado pelos mesmos nestas obras, favorecendo a divulgação e desenvolvimento da sua carreira profissional e artística.

Este ano, o montante total de apoios a distribuir é de €200.000 (duzentos mil euros), sendo que o valor máximo a atribuir divide-se em dois patamares:

1. € 4.500,00 (quatro mil e quinhentos euros) para curtas-metragens que envolvam até 3 artistas que participam em cenas do filme;

2. € 7.500,00 (sete mil e quinhentos euros) para curtas-metragens que envolvam mais de 3 artistas que participam em cenas do filme.

O apoio financeiro é atribuído a título de comparticipação nas despesas ou encargos diretamente relacionados com os artistas (atores, bailarinos e músicos), nomeadamente nos seus cachets e despesas com a logística.

As candidaturas decorrem exclusivamente online, através do preenchimento de um formulário que se encontra disponível no Portal do Artista a partir do dia de hoje.

Para mais informações, é indispensável a leitura atenta do Regulamento Geral 2022 de candidatura, do Regulamento Específico deste programa, bem como do Aviso de Abertura deste concurso.