A 9ª sessão #makethemost, anteriormente adiada devido às medidas de prevenção da COVID-19, regressa agora e estará incluída no programa das Jornadas para o Ator da 14ª. edição do Prémio Atores de Cinema, no dia 7 de dezembro, no Teatro da Trindade, em Lisboa.

Esta é a primeira sessão desde o início da pandemia, retomando a troca de experiências em torno das oportunidades de financiamento europeu para projetos de índole cultural.

Este encontro conta com uma apresentação do programa de financiamento europeu Europa Criativa na vertente Media por Susana Costa Pereira e com a apresentação de três casos de sucesso no âmbito do programa, a série televisiva Auga Seca, representada por José Amaral, Managing Director da Produtora SPi e os festivais de cinema IndieLisboa, representado por Carlos Ramos, co-diretor do festival, e Curtas Vila do Conde, representado por Miguel Dias, diretor do festival. No final das apresentações, haverá ainda espaço para um debate com os participantes da sessão.
A entrada é livre e gratuita e não requer inscrição prévia.

INTERVENIENTES

Susana Costa Pereira • Coordenadora Executiva do CIEC e Responsável Vertente MEDIA

José Amaral • SPi

Carlos Ramos • IndieLisboa

Miguel Dias • Curtas de Vila do Conde

Francisco Cipriano ⋅ Fundação GDA

15h00 – Abertura de portas

15h30 – Início da sessão

Programas de financiamento europeu – Europa Criativa, Vertente MEDIA

Apresentação de Susana Costa Pereira

A vertente MEDIA do Programa Europa Criativa é um instrumento da Comissão Europeia de apoio ao cinema e audiovisual europeus. Trata-se de um Programa de co-financimento que dispõe de um conjunto de ferramentas que atuam a nível sectorial, em toda a cadeia de valor – desde a formação à exibição/emissão. O novo Programa Europa Criativa 2021-2027 dispõe de um orçamento de 2.44 mil milhões de Euros.

16h30 – 16h45 – intervalo

Apresentação de três casos de sucesso
Auga Seca
José Amaral • Managing Director SPi

Auga Seca”começa com a morte a tiro de Paulo, um aparente suicídio. Mas nesta série nada é o que parece. E é Teresa, a sua irmã, que vai suspeitar que há algo de estranho no suicídio de Paulo. É por isso que decide mudar-se do Porto para Vigo e começar a trabalhar na empresa onde o seu irmão trabalhava, com o objetivo de descobrir o que lhe aconteceu. Teresa vai acabar por descobrir uma teia de tráfico de armas que vai por em risco a sua vida.

IndieLisboa
Carlos Ramos • Co-produtor IndieLisboa

O IndieLisboa mostra essencialmente obras que se encontram fora do radar da regular circulação de filmes, moldada pela produção e exibição dominantes. Anualmente são exibidos mais de 270 filmes que atraem público e profissionais de cinema de todo o mundo, dando-lhes a oportunidade de descobrir filmes recentes de talentos emergentes e redescobrir autores de renome, além de debates, workshops, festas e um programa especial para o público mais novo, o IndieJúnior.

Curtas Vila do Conde
Miguel Dias • Diretor Curtas Vila do Conde

O Curtas Vila Do Conde – Festival Internacional de Cinema, fundado em 1993, um dos mais prestigiados festivais de cinema em Portugal, terá a sua 30ª edição em julho de 2022.  O seu principal objetivo é a descoberta, promoção e divulgação das novas tendências do cinema contemporâneo, não descurando o legado da história do cinema, que tantas vezes soube homenagear. Historicamente ligado à curta-metragem, o festival apresenta um vasto programa de filmes de todos os formatos, géneros e durações, incluindo competições e programas especiais e retrospetivos, mas também exposições, concertos e um conjunto alargado de atividades, ora dirigidas ao público em geral, ora aos profissionais do setor.

Debate com os participantes