A 9ª sessão #makethemost, anteriormente adiada devido às medidas de prevenção da COVID-19, regressa agora e estará incluída no programa das Jornadas para o Ator da 14ª. edição do Prémio Atores de Cinema, no dia 7 de dezembro, no Teatro da Trindade, em Lisboa.
Esta é a primeira sessão desde o início da pandemia, retomando a troca de experiências em torno das oportunidades de financiamento europeu para projetos de índole cultural.
INTERVENIENTES
Susana Costa Pereira • Coordenadora Executiva do CIEC e Responsável Vertente MEDIA
José Amaral • SPi
Carlos Ramos • IndieLisboa
Miguel Dias • Curtas de Vila do Conde
Francisco Cipriano ⋅ Fundação GDA
PROGRAMA
15h00 – Abertura de portas
15h30 – Início da sessão
15h30 – 16h30
Programas de financiamento europeu – Europa Criativa, Vertente MEDIA
Apresentação de Susana Costa Pereira
A vertente MEDIA do Programa Europa Criativa é um instrumento da Comissão Europeia de apoio ao cinema e audiovisual europeus. Trata-se de um Programa de co-financimento que dispõe de um conjunto de ferramentas que atuam a nível sectorial, em toda a cadeia de valor – desde a formação à exibição/emissão. O novo Programa Europa Criativa 2021-2027 dispõe de um orçamento de 2.44 mil milhões de Euros.
16h30 – 16h45 – intervalo
16h45 – 18h15
Apresentação de três casos de sucesso
Auga Seca
José Amaral • Managing Director SPi
Auga Seca”começa com a morte a tiro de Paulo, um aparente suicídio. Mas nesta série nada é o que parece. E é Teresa, a sua irmã, que vai suspeitar que há algo de estranho no suicídio de Paulo. É por isso que decide mudar-se do Porto para Vigo e começar a trabalhar na empresa onde o seu irmão trabalhava, com o objetivo de descobrir o que lhe aconteceu. Teresa vai acabar por descobrir uma teia de tráfico de armas que vai por em risco a sua vida.
IndieLisboa
Carlos Ramos • Co-produtor IndieLisboa
O IndieLisboa mostra essencialmente obras que se encontram fora do radar da regular circulação de filmes, moldada pela produção e exibição dominantes. Anualmente são exibidos mais de 270 filmes que atraem público e profissionais de cinema de todo o mundo, dando-lhes a oportunidade de descobrir filmes recentes de talentos emergentes e redescobrir autores de renome, além de debates, workshops, festas e um programa especial para o público mais novo, o IndieJúnior.
Curtas Vila do Conde
Miguel Dias • Diretor Curtas Vila do Conde
O Curtas Vila Do Conde – Festival Internacional de Cinema, fundado em 1993, um dos mais prestigiados festivais de cinema em Portugal, terá a sua 30ª edição em julho de 2022. O seu principal objetivo é a descoberta, promoção e divulgação das novas tendências do cinema contemporâneo, não descurando o legado da história do cinema, que tantas vezes soube homenagear. Historicamente ligado à curta-metragem, o festival apresenta um vasto programa de filmes de todos os formatos, géneros e durações, incluindo competições e programas especiais e retrospetivos, mas também exposições, concertos e um conjunto alargado de atividades, ora dirigidas ao público em geral, ora aos profissionais do setor.
18h15 – 18h45
Debate com os participantes