A cerimónia teve lugar ontem na Fundação Calouste Gulbenkian. O Prémio foi entregue por Pedro Wallenstein, Presidente da GDA e Presidente do Conselho de Administração da Fundação GDA. A cerimónia contou com a atuação do Cavatine Duo, os premiados do ano de 2012, que apresentaram o seu disco: Cavatine Duo – Violoncelo & Piano.

O Prémio GDA Jovens Músicos distingue o trabalho e o mérito de jovens músicos, oferecendo-lhes a oportunidade de beneficiarem de uma visibilidade acrescida através da produção e distribuição de um CD, que constitui um importante suporte de início de carreira, e contribui para facilitar as primeiras apresentações ao mercado. O Trio Portucale irá gravar o seu primeiro disco durante o próximo ano.

O Prémio GDA Jovens Músicos é uma iniciativa desenvolvida pela Fundação GDA, no âmbito do já histórico Prémio Jovens Músicos da RTP Antena 2. Desde há muito, a Antena 2 mantem uma prática correta e cumpridora relativamente aos Direitos de Comunicação Pública devidos aos Artistas. Ao longo dos anos a emissora tem demonstrado uma grande abertura na disponibilização de informação e na promoção do debate das questões relacionadas com os direitos e a radiodifusão.

A Fundação GDA através da sua Ação Social e Ação Cultural intervem pela dignificação da atividade de Atores, Bailarinos e Músicos, nomeadamente a nível da formação, da valorização profissional e divulgação das carreiras. É neste último desígnio que se inserem as edições fonográficas do Prémio GDA Jovens Músicos, uma iniciativa promovida pela GDA desde 2008. Veja aqui as edições discográficas dos Premiados 2008-2011.

2008 Xasonaip
2009 Quarteto Blanc
2010 25 anos Prémio Jovens Músicos / 25 Jovens Compositores para 25 Jovens Interpretes
2011 Dryads Duo