A Fundação GDA tem o prazer de anunciar os resultados da 1.ª fase do concurso de Apoio à Edição Fonográfica de Intérprete 2016.

A Fundação GDA assume-se como uma das mais dinâmicas e importantes organizações nacionais ao serviço de uma área considerada crítica para o desenvolvimento do mercado discográfico nacional e para o suporte à criação musical portuguesa, tendo em vista o desenvolvimento da economia da cultura e do setor criativo em Portugal. Através deste programa, a Fundação GDA apoia os artistas na edição dos seus discos, contribuindo para promover a fixação de repertório musical e a valorização das obras gravadas sobre as quais assentam os direitos conexos de utilização.

Nesta 1.ª fase, o júri externo – composto por João Gobern, Nuno Galopim e Vasco Azevedo -atribuiu apoios a 17 candidaturas apresentadas a concurso, no montante total de €50.000.

A 2.ª fase do concurso de Apoio à Edição Fonográfica de Intérprete 2016 irá decorrer entre 15 de Setembro e 15 de Outubro de 2016.

Os projetos apoiados vêm da zona Norte (41% – Águeda, Guimarães, Porto, VN Gaia), da zona Centro (18% – Alcobaça, Figueira da Foz) e da zona da Grande Lisboa (Cascais, Lisboa, Odivelas). Em termos de género musical, entre os projetos apoiados 29% são pop/rock; 24% reúnem vários géneros musicais no mesmo trabalho; 18% são de música clássica; 12% jazz; 12% tradicional/popular; e 6% fado.

[expand title=”Apoios Atribuídos” swaptitle=”Fechar “]

• Processo n.º 393 – Pedro Saraiva