A Fundação GDA tem o prazer de anunciar os resultados da 1ª fase do concurso de Apoio à Cicrulação de Espectáculos 2016.

No cumprimento da sua missão, a Fundação GDA está empenhada em apoiar os artistas a levar os seus projectos além das suas portas, contribuindo assim, não só para a divulgação do seu trabalho, mas também para a descentralização das produções das áreas geográficas com mais oferta cultural como são Lisboa e Porto, no caso das digressões nacionais; e na divulgação das artes de expressão portuguesa, no caso das internacionais.

Para a apreciação das candidaturas foram constituídos dois júris externos: Cristina Q, João Nuno Represas e José Moz Carrapa para a área da Música; Augusto Portela, Carla Chambel e Joclécio Azevedo para a área de Teatro e Dança.

Para a música, foram recebidas 20 candidaturas. O júri deliberou atribuir 7 apoios, no montante total de €20.150. Os apoios são atribuídos a:

Processo nº 9 – Sonoscopia Associação Cultural

Processo nº 11 – Sílvia Cacia Nazário Silva

Processo nº 18 – Olga Amaro

Processo nº 30 – Farra Fanfarra – Associação Cultural

Processo nº 37 – Filipa Raquel Oliveira

Processo nº 38 – André Carvalho

Processo nº 51 – Mariana Francisca Nogueira Oliveira

Entre os projectos apoiados, 3 são da zona de Lisboa, dois do Porto, um do centro (Mira) e outra do sul (Loulé). São contempladas São contempladas três candidaturas com digressão nacional, duas com digressão internacional e duas com digressão nacional e internacional.

Para Teatro e Dança, foram recebidas 32 candidaturas, respectivamente 21 e 11. O júri deliberou atribuir 5 apoios na área da dança e 7 na área do teatro, no montante total de €30.796. O apoios são atribuídos a:

Dança

Processo nº 10 – Filipe Moreira

Processo nº 20 – Mariana Barros

Processo nº 25 – Sezen Tonguz

Processo nº 35 – Associação Atelier RE.AL

Processo nº 40 – David Marques

Processo nº 1 – Rui Neto

Processo nº 2 – Paulo Lage

Processo nº 7 – Teatro do Elefante

Processo nº 17 – adobrar

Processo nº 21 – ASTA

Processo nº 23 – SA Marionetas

Processo nº 26 – Krisalida

Na Dança, os projectos apoiados vêm principalmente do concelho de Lisboa, sendo os restantes de Almada e Porto. São contempladas três candidaturas com digressão nacional e internacional e duas candidaturas com digressão internacional.

No Teatro, a origem geográfica dos projectos é bastante mais diversificada, estando contempladas candidaturas da Covilhã, Setúbal, Caminha, Lisboa e Alcobaça. É apoiada uma candidatura com digressão nacional e internacional, três candidaturas com digressão internacional e três candidaturas com digressão nacional.

A 2ª fase do concurso de Apoio à Circulação de Espectáculos 2016 irá decorrer entre 15 de Outubro e 15 de Novembro de 2016.