Protocolos / Psicoterapia

Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia

A Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia organiza ações de formação, bem como workshops e atividades no âmbito da arte-terapia, da criatividade e das terapias expressivas (tais como o psicodrama, a dança-terapia, a dramaterapia e a musicoterapia), que são dirigidas ao público em geral. A Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia participa em eventos organizados por instituições nacionais e internacionais e disponibiliza consultas de Arte-Psicoterapia a preços módicos através de um programa de intervenção social.

A instabilidade profissional, o stress, as adversidades da vida, bem como diferentes problemáticas e questões de ordem pessoal, requerem a existência de um serviço de apoio e acompanhamento psicológico especializado aos artistas.

A Fundação GDA celebrou um protocolo com a Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia que permite que os artistas membros e cooperadores da GDA tenham acesso a consultas de arte-psicoterapia a preços reduzidos.

Campo Grande 30, 10C
1700-093 Lisboa

spat.pt@gmail.com

www.arte-terapia.com

Vantagens

Benefícios para membros e cooperadores GDA:

• As consultas têm um preço de €20.

Outros benefícios para membros, cooperadores e colaboradores da GDA e respetivos familiares:

• Desconto de 50% em cursos, seminários e workshops da Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia, válido para membros, cooperadores e colaboradores da GDA e respetivos familiares;
  • Acesso a consultas de psicoterapia a preços reduzidos (contacte a Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia e conheça os valores protocolados).

O que é a Arte-Psicoterapia?

A arte-psicoterapia é um método de tratamento psicológico que integra mediadores artísticos no contexto da ação terapêutica, enfatizando o processo criativo, a imaginação e a comunicação simbólica.

Neste tipo de terapia, a expressão criativa assume um lugar de destaque sendo colocada ao serviço do entendimento e do processo de cura do próprio indivíduo.

A quem se destina este tipo de consultas?

A Arte-Psicoterapia é um método eficaz para todas as situações do foro mental (tais como perturbações de ansiedade, fobias, depressão, entre outros) e de cariz psicossomático, para reduzir níveis de stress, promover o desenvolvimento pessoal e o auto-conhecimento, melhorar a qualidade de vida e o bem estar físico e emocional.

É indicada para todas as faixas etárias e diferentes fases de vida.

Não existem contra-indicações, sendo uma técnica terapêutica flexível e com aplicações próprias mediante a problemática específica de cada pessoa.

Observações

Marcação de consultas

As consultas devem ser marcadas diretamente com a Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia, mediante identificação como artista membro ou cooperador GDA.

O acompanhamento psicoterapêutico poderá ser realizado na sede da Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia em Lisboa, em Évora, em Santarém e no Porto.

Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia

Arte Sem barreiras

Programa de apoio a artistas intérpretes com deficiência, na perspetiva de estimular e promover a sua valorização pessoal e profissional, através de mecanismos de apoio à formação e do incentivo à contratação por parte das organizações de produção artística.