Pedro Wallenstein, Presidente da GDA e Presidente do Conselho de Administração da Fundação GDA, lembrou que a cerimónia de entrega dos galardões do V Prémio de Atores de Cinema Fundação GDA -2011 teve como propósito prestar uma dupla homenagem: aos atores que estão ativos e que são o futuro, bem como aos que ainda estão entre nós mas que fazem parte da nossa história coletiva. O Presidente da GDA lembrou que os Prémios de Atores de Cinema GDA, não são uma iniciativa que aposte no “mediatismo efémero, nem nos cálculos de audiência”, mas que ao invés são um reconhecimento “de colegas para colegas, de profissionais para profissionais”. Wallenstein concluiu a sua intervenção com uma alusão ao livro/DVD Memória dos Artistas, uma edição da Fundação GDA, referindo que é importante recordar o trabalho dos que “vieram antes de nós e a quem devemos o nosso trabalho”, defendendo que as suas “memórias devem ser fixadas para servir de exemplo e de estudo para os que estão a olhar para a frente”.

O Júri do V Prémio de Atores de Cinema Fundação GDA – 2011, composto por João Perry, António Rama e Maria Amélia Matta, designou ex-aequo para o Prémio de Melhor Ator Principal: Fernando Luís no filme “América” e Nuno Lopes no filme “Sangue do Meu Sangue”. O Prémio Melhor Atriz Secundária foi atribuído a Rita Martins, no filme de longa-metragem “Efeitos Secundários”.

A organização da Edição de 2011 deste galardão é da responsabilidade da Fundação GDA, tal como no ano passado, na esteira da sua missão de desenvolvimento da ação cultural e da ação social da GDA. O Prémio tem como objetivo e espírito promover, valorizar e distinguir anualmente o trabalho dos atores e das atrizes de nacionalidade ou língua portuguesa, no formato cinema.

O Júri do V Prémio de Atores de Cinema Fundação GDA – 2011 avaliou o desempenho de todos os atores e atrizes que participaram nas longas-metragens de produção nacional com estreia comercial no ano 2011, segundo a lista oficial do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual. Este ano a lista incluiu um total de 16 filmes.

O Prémio de Atores de Cinema é uma iniciativa da GDA criada em 2007.Anualmente são submetidas a concurso todas as longas-metragens que estrearam nesse período de tempo, sendo avaliado o trabalho dos atores de nacionalidade ou língua portuguesa que tenham participado nas produções nacionais, por um júri integralmente constituído por atores.

As edições anteriores do Prémio de Atores de Cinema Fundação GDA distinguiram Ivo Canelas como Melhor Actor Principal, pelo seu desempenho nos filmes «Call Girl» e «O Mistério da Estrada de Sintra»; José Eduardo como Melhor Actor Secundário, pelo seu desempenho nos filmes «Julgamento», «Corrupção» e «Dot.com»; Anabela Moreira e Tiago Rodrigues como Melhor Atriz Principal e Melhor Actor Secundário respetivamente, pelas suas representações no filme «Malnascida»; Soraia Chaves e Virgílio Castelo como Melhor Atriz Principal e Melhor Actor Secundário por «Salazar – A Vida Privada» e «Um Amor de Perdição», respetivamente; e Leonor Baldaque e São José Correia, pelos filmes de longa-metragem estreados em 2010 «A Religiosa Portuguesa» e «O Inimigo Sem Rosto», como Melhor Atriz Principal e Melhor Atriz Secundária.