Na cerimónia de entrega dos galardões do V Prémio de Atores de Cinema Fundação GDA – 2011 atribuídos a Fernando Luís, Nuno Lopes e Rita Martins pelos seus trabalhos nos filmes “América”, “Sangue do meu Sangue” e “Efeitos Secundários” e onde foi também apresentado o livro/DVD Memórias dos Artistas, João Perry, presidente do júri referiu o elevado nível de qualidade do trabalho dos atores portugueses e dos filmes nacionais neste momento, e que em seu entender estão em perfeito pé de igualdade com os consagrados a nível internacional e externo, e defendeu que Portugal pode orgulhar-se do seu cinema, “apesar dos maus tratos que tem levado, e que parece continua a levar”. Perry afirmou ainda o enorme potencial de desenvolvimento que existe nesta área, assim ela seja devidamente apoiada dando espaço para que os realizadores ponham em prática os seus projetos e os atores possam evoluir em qualidade de trabalho e em quantidade. “É que este trabalho é como o dos carpinteiros, começa-se por fazer cadeiras e só depois, muito mais tarde se faz cómodas”, disse.

O Júri do V Prémio de Atores de Cinema Fundação GDA – 2011, composto por João Perry, António Rama e Maria Amélia Matta, designou ex-aequo para o Prémio de Melhor Ator Principal: Fernando Luís no filme “América” e Nuno Lopes no filme “Sangue do Meu Sangue”. O Prémio Melhor Atriz Secundária foi atribuído a Rita Martins, no filme de longa-metragem “Efeitos Secundários”.

A organização da Edição de 2011 deste galardão é da responsabilidade da Fundação GDA, tal como no ano passado, na esteira da sua missão de desenvolvimento da ação cultural e da ação social da GDA. O Prémio tem como objetivo e espírito promover, valorizar e distinguir anualmente o trabalho dos atores e das atrizes de nacionalidade ou língua portuguesa, no formato cinema.

O Júri do V Prémio de Atores de Cinema Fundação GDA – 2011 avaliou o desempenho de todos os atores e atrizes que participaram nas longas-metragens de produção nacional com estreia comercial no ano 2011, segundo a lista oficial do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual. Este ano a lista incluiu um total de 16 filmes.

O Prémio de Atores de Cinema é uma iniciativa da GDA criada em 2007. Anualmente são submetidas a concurso todas as longas-metragens que estrearam nesse período de tempo, sendo avaliado o trabalho dos atores de nacionalidade ou língua portuguesa que tenham participado nas produções nacionais, por um júri integralmente constituído por atores.

As edições anteriores do Prémio de Atores de Cinema Fundação GDA distinguiram Ivo Canelas como Melhor Actor Principal, pelo seu desempenho nos filmes «Call Girl» e «O Mistério da Estrada de Sintra»; José Eduardo como Melhor Actor Secundário, pelo seu desempenho nos filmes «Julgamento», «Corrupção» e «Dot.com»; Anabela Moreira e Tiago Rodrigues como Melhor Atriz Principal e Melhor Actor Secundário respetivamente, pelas suas representações no filme «Malnascida»; Soraia Chaves e Virgílio Castelo como Melhor Atriz Principal e Melhor Actor Secundário por «Salazar – A Vida Privada» e «Um Amor de Perdição», respetivamente; e Leonor Baldaque e São José Correia, pelos filmes de longa-metragem estreados em 2010 «A Religiosa Portuguesa» e «O Inimigo Sem Rosto», como Melhor Atriz Principal e Melhor Atriz Secundária.