A 15ª edição do Prémio Atores de Cinema da Fundação GDA, no próximo dia 15 de novembro, vai ser dominada pelo crescimento da produção cinematográfica em Portugal e, em geral, pelo recente aumento de oportunidades de trabalho audiovisual para os atores nacionais. Este prémio presta homenagem ao trabalho de interpretação das atrizes e dos atores portugueses, sendo o único em que os júris anuais são compostos exclusivamente por atores.

Este ano de 2022 Portugal esteve representado em grandes festivais de cinema, em diversas secções competitivas, com oito filmes no Festival de Berlim, seis em Cannes, três em Locarno, dois em Veneza e um em San Sebastian. Também o festival de Roterdão contou com cinco filmes portugueses, Londres e Valladolid com quatro e Toronto com três.

“Não é vulgar termos tantos filmes nacionais a concurso, sinal de que há muitos mais a estrear”, afirma Miguel Valverde, diretor e programador do festival de cinema independente IndieLisboa e consultor da Fundação GDA para o Prémio Atores de Cinema. “Tudo indica que a valorização do trabalho dos atores portugueses que este prémio promove, bem como a aproximação que a Fundação GDA propicia entre realizadores e atores nas jornadas que antecedem a sua entrega, são contributos relevantes para este resultado”.

“A expansão do mercado audiovisual em Portugal nos últimos anos constitui, sem dúvida, um movimento que devemos saudar, sobretudo pelo impacto causado ao nível das oportunidades de trabalho para os atores e atrizes portugueses”, afirma Mário Carneiro, diretor-geral da Fundação GDA. “O crescimento do número de produções de cinema e de séries nacionais para TV é absolutamente decisivo para consolidar um mercado de trabalho mais sólido e produtivo, superando um horizonte que tem sido sempre pobre em oportunidades e frágil nas condições de trabalho e de retorno financeiro para os nossos artistas”.

Segundo o diretor-geral da Fundação GDA, é inevitável que este crescimento seja acompanhado de “complexidades” e “problemas” que terão de ser superados. “Destacaria a necessária convivência do audiovisual com as outras formas artísticas, uma concorrência salutar entre os próprios criadores, os produtores e os artistas, o alargamento do acesso a esse universo a mais intérpretes, nomeadamente os mais jovens e aos mais velhos e a expansão das próprias temáticas tratadas pelos guionistas”, afirma Mário Carneiro.

A cerimónia de entrega do Prémio Atores de Cinema da Fundação GDA realiza-se, a 15 de novembro, no Teatro da Trindade INATEL, em Lisboa, a partir das 21:00. O júri deste ano é construído pelos atores Márcia Breia, Ivo Canelas e Teresa Madruga, estando incumbido de avaliar a interpretação dos colegas nas produções cinematográficas de longa-metragem portuguesas, de ficção, estreadas comercialmente em sala entre 1 de janeiro e 31 de dezembro do ano de 2021.

O Prémio Atores de Cinema da Fundação GDA compreende três categorias: Melhor Interpretação de Papel Principal, Melhor Interpretação de Papel Secundário e Novo Talento, às quais correspondem prémios pecuniários no valor de €3.000, €2.000 e €1.000, respetivamente.

A cerimónia de entrega dos prémios encerrará com a projeção da curta-metragem “Saturno”, realizada por André Guiomar e Luís Costa. O filme – que conta a história de um humilde pescador que vive em habitação subsidiada e perde o seu filho no mar – foi um dos vencedores do Fundo do Apoio ao Cinema 2021, na categoria Apoio a Bandas Sonoras Originais, financiada pela Fundação GDA. “Saturno” foi também apoiado pela Fundação GDA no âmbito do Programa de Apoio aos Artistas Intérpretes em Curtas-Metragens.

“Jornadas têm sido relevantes para o conhecimento mútuo”

As Jornadas para o Ator começarão antes, às 17h00, no Teatro da Trindade com os “Encontros com a Experiência”, ações focadas no trabalho e na carreira dos atores e dos realizadores. Serão duas sessões em simultâneo com atores e com realizadores sobre os problemas que encontram os jovens atores e os estudantes de interpretação ao ingressarem no mercado do cinema, do teatro e da televisão.

“Umas das funções mais bem-sucedidas do Prémio Atores de Cinema da Fundação GDA é o conhecimento mútuo que tem promovido entre atores, sobretudo jovens atores, e realizadores de cinema”, afirma Miguel Valverde. “Ao contrário dos anos 60, em que atores e realizadores conviviam nos mesmos espaços em Lisboa e noutras cidades, hoje esse contacto social é escasso – é por isso que a aproximação e o debate que todos os anos estas jornadas proporcionam têm sido tão relevantes para o conhecimento mútuo dos dois grupos profissionais e, também, para o número cada vez maior de produções que estão a ser lançadas.”

Numa mesa-redonda na sala Carmen estarão os atores Miguel Borges, Miguel Guilherme e Rita Blanco para conversarem com os jovens atores. No salão Nobre estão os realizadores André Santos & Marco Leão, Ana Rocha e Gonçalo Galvão Teles para a partilha de experiências sobre o mercado do audiovisual em Portugal.

Os “Encontros com a Experiência” terão a duração de uma hora e meia e limite de 45 participantes para cada jornada. Os jovens interessados em participar deverão inscrever-se previamente através de um formulário no site da Fundação GDA.