No dia 1 de dezembro vai ser lançada uma nova temporada do podcast da Fundação GDA conduzido por Francisco Cipriano, destinado a incentivar a comunidade artística a concorrer a fundos europeus que financiem a sua atividade e a informá-la das possibilidades que estão à sua disposição. A segunda temporada de “Isto Não é Mais Um Podcast – Fundos Europeus, Arte, Cultura e Criatividade”, será composta por 12 novos episódios que pretendem motivar os artistas a concorrerem aos diferentes programas e promover conhecimentos e capacidades que favoreçam a capacidade de detetar oportunidades de financiamento das suas atividades, através da troca de experiências com organizações que já conseguiram financiamento europeu e de conselhos que podem contribuir para o sucesso das suas candidaturas. O podcast estará disponível no site da Fundação GDA, nas suas redes sociais e nas plataformas de streaming.

Para além de contar com a participação de responsáveis por programas europeus, o podcast terá também o testemunho de artistas e de associações culturais com experiência e sucesso na obtenção de verbas com programas europeus. O autor de “Isto Não é Mais Um Podcast – Fundos Europeus, Arte, Cultura e Criatividade”, e condutor das conversas em cada episódio, é Francisco Cipriano, consultor da Fundação GDA para a área dos fundos europeus.

• O que esperar da nova temporada

A primeira temporada de “Isto Não é Mais Um Podcast – Fundos Europeus, Arte, Cultura e Criatividade” foi composta por 12 episódios, ou 12 conversas, com responsáveis organizações artísticas beneficiárias de financiamento europeu e com a entidades nacionais com responsabilidade na gestão e divulgação de programas europeus. O mote foi discutir formas eficientes de obter fundos europeus simplificar a explicação dos processos de candidatura e divulgar as metodologias que estão associadas aos casos de sucesso.

A segunda temporada assenta no mesmo pressuposto: a necessidade de falar e esclarecer sobre a dimensão artística e cultural dos fundos europeus. Neste momento o quadro programático do Portugal 2030 já está estabilizado e conta com projetos aprovados nos novos programas de gestão direta do período de programação 2021-2027. A segunda temporada do Isto Não É Mais Um Podcast irá explorar as oportunidades nos programas Horizonte Europa e Cidadãos; Igualdade, Direitos e Valores e os novos caminhos do Portugal 2030.

“O podcast pretende dar uma visão ampla do financiamento europeu e explorar novos caminhos”, afirma Francisco Cipriano. “O início da temporada II irá centrar a sua atenção na vertente MEDIA do programa Europa Criativa, examinando com os seus responsáveis todas as suas linhas de financiamento e procurando inspiração nos projetos nacionais que já obtiveram financiamento.”

“A partir do momento que existe nova informação disponível sobre as lógicas e os mecanismos do novo quadro de fundos europeus e as suas disponibilidades para a cultura, a Fundação GDA quer disponibilizá-la de uma forma acessível, interessante e interativa que possa ser ouvida em qualquer lugar”, afirma Mário Carneiro, diretor-geral da Fundação GDA. “Como a primeira temporada do “Isto Não é Mais Um Podcast” dirigida por Francisco Cipriano obteve resultados muito positivos, com perto de três mil downloads, a segunda temporada irá procurar ampliar e desenvolver esses efeitos”.

O podcast apresenta-se como uma viagem aos Fundos Europeus, por um lado informativa, por outro, inspiradora, para que quem ouvir possa desmistificar receios e concorrer.  Pretende-se dar a conhecer pessoas, ouvir e contar as suas histórias, as suas motivações e o impacto que estes projetos geraram nas suas instituições e no seu público-alvo, os principais outputs do projeto e também as suas dificuldades.

• No Portugal 2030, a associação do setor artístico e cultural às autarquias e às CIM pode ser determinante

Uma das áreas a que Francisco Cipriano pretende dar maior destaque é aos Programas Operacionais Regionais, fundos europeus que têm as suas Autoridades de Gestão nas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR’s) do Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve.

Esses programas têm verbas muito relevantes para projetos culturais que, na sua conceção, cumpram quatro objetivos: “Reforçar o papel da cultura no desenvolvimento económico, na inclusão social e na inovação social”; “Promoção da inclusão social por via da cultura”; “Promover o desenvolvimento social, económico e ambiental integrado e inclusivo, valorizando o papel da cultura e das atividades artísticas e criativas nos processos de desenvolvimento nas zonas urbanas”; e cumprir os mesmos objetivos nas zonas não urbanas.

“Para que um artista, um grupo de artistas ou uma associação cultural possam ter acesso a estas verbas europeias é necessário que construam projetos bem dirigidos a estes objetivos em articulação, quer com autarquias, quer com comunidades de intermunicipais”, afirma Francisco Cipriano.

“Isto implica uma capacidade de relacionamento e de construção de parcerias que terá de ter várias camadas, da construção do próprio projeto à divisão de tarefas, não se restringindo apenas à atividade artística pura e simples”. É sobre estes assuntos, e respetivas implicações na forma como os artistas devem agir para aceder ao financiamento europeu, que Francisco Cipriano irá dirigir as conversas com os seus convidados.

Para além do “Isto Não é Mais Um Podcast – Fundos Europeus, Arte, Cultura e Criatividade”, a Fundação GDA continuará a proporcionar aos artistas um serviço de consultas personalizadas sobre o acesso a verbas europeias para a cultura. Nestas consultas, o próprio Francisco Cipriano aconselha os candidatos a financiamento a concorrerem aos programas mais adequados aos seus projetos.