A GDA anuncia hoje os vencedores do VIII Prémio de Atores de Cinema Fundação GDA – 2014, uma iniciativa levada a cabo através Fundo Cultural no âmbito da Fundação GDA. O Júri do VIII Prémio de Atores de Cinema Fundação GDA – 2014, composto por André Gago, Beatriz Batarda e Leonor Silveira, designou para o Prémio de Melhor Atriz Principal Maria do Céu Guerra pelo seu trabalho no filme “Os Gatos Não Têm Vertigens”. O Prémio Melhor Ator Secundário foi atribuído a Pedro Inês, pela sua interpretação no filme “Os Maias”.

A Cerimónia de Entrega dos Prémios irá ter lugar no Teatro da Trindade, em Lisboa, no próximo dia 17 de Novembro, a partir das 18:30, e durante a mesma será projetada a curta-metragem “O coro dos Amantes”, apoiada pela Fundação GDA, de Tiago Guedes com Gonçalo Waddington e Isabel Abreu.

Os vencedores irão, receber além do respetivo galardão, a quantia de €3.000 Prémio de Melhor Atriz Principal e de €2.000 Prémio de Melhor Ator Secundário.

A organização da Edição de 2014 deste prestigiado galardão é da responsabilidade da Fundação GDA, tal como nos anos anteriores, na esteira da sua missão de desenvolvimento da ação cultural e da ação social da GDA. O Prémio tem como objetivo e espírito promover, valorizar e distinguir anualmente o trabalho dos atores e das atrizes de nacionalidade ou língua portuguesa, no formato cinema.

As edições anteriores do Prémio de Atores de Cinema Fundação GDA distinguiram Ivo Canelas como Melhor Actor Principal, pelo seu desempenho nos filmes «Call Girl» e «O Mistério da Estrada de Sintra»; José Eduardo como Melhor Actor Secundário, pelo seu desempenho nos filmes «Julgamento», «Corrupção» e «Dot.com»; Anabela Moreira e Tiago Rodrigues como Melhor Atriz Principal e Melhor Actor Secundário respetivamente, pelas suas representações no filme «Malnascida»; Soraia Chaves e Virgílio Castelo como Melhor Atriz Principal e Melhor Actor Secundário por «Salazar – A Vida Privada» e «Um Amor de Perdição», respetivamente; Leonor Baldaque e São José Correia, pelos filmes de longa-metragem «A Religiosa Portuguesa» e «O Inimigo Sem Rosto», como Melhor Atriz Principal e Melhor Atriz Secundária; Fernando Luís e Nuno Lopes que venceram ex-aequo o Prémio de Melhor Ator Principal pelas suas interpretações nos filmes “América” e “Sangue do Meu Sangue”, respetivamente, e Rita Martins como Melhor Atriz secundária pela sua representação filme de longa-metragem “Efeitos Secundários”; Dalila do Carmo e Ângelo Torres pelos seus desempenhos nos filmes “Florbela” e “Estrada de Palha” respetivamente; e Rita Durão, Melhor Atriz Principal pelo seu trabalho no filme “Em Segunda Mão” e Paulo Pires, Melhor Ator Secundário, pela sua interpretação no filme “Até Amanhã Camaradas”.