Maria do Céu Guerra e Pedro Inês, respetivamente Prémio Melhor Atriz Principal e Prémio Melhor Ator Secundário, receberam os galardões do VIII Prémio de Atores de Cinema Fundação GDA numa Cerimónia que teve lugar no Teatro da Trindade, em Lisboa, e durante a qual foi também apresentada a curta-metragem o “Coro dos Amantes”.

O “Coro dos Amantes”, de Tiago Guedes com Gonçalo Waddington e Isabel Abreu, foi a curta-metragem selecionada pela Fundação GDA entre os vários trabalhos apoiados anualmente pelo seu Programa de Apoio a Curtas Metragens. Este Programa foi criado com o intuito de profissionalizar este setor de produção artística através da viabilização da remuneração do trabalho dos artista que nelas participam.

Maria do Céu Guerra e Pedro Inês, que se revelaram comovidos por esta distinção dos seus pares, sublinharam o valor especial e a singularidade do Prémio da Fundação GDA, sobretudo para os seus vencedores, por se tratar de uma iniciativa criada por artistas e para artistas.

O Júri do VIII Prémio de Atores de Cinema Fundação GDA foi este ano composto pelos nossos colegas André Gago, Beatriz Batarda e Leonor Silveira, e decidiu atribuir o Prémio de Melhor Atriz Principal a Maria do Céu Guerra pelo seu trabalho no filme “Os Gatos não Têm Vertigens”, e a Pedro Inês o Prémio de Melhor Ator Secundário, pela sua interpretação no papel de João da Ega, no filme “Os Maias”.

Ainda durante a cerimónia da entrega dos Prémios, Maria do Céu Guerra destacou a importância do trabalho desenvolvido pela Fundação ao longo de todo o ano, nomeadamente na promoção de diversas iniciativas que visam apoiar as carreiras dos Artistas e o papel fundamental da GDA na cobrança e proteção dos Direitos dos Artistas, num esforço que apelidou de “ciclópico”.

A organização da Edição de 2014 deste prestigiado galardão foi da responsabilidade da Fundação GDA, tal como nos anos anteriores, na esteira da sua missão de desenvolvimento da ação cultural e da ação social da GDA.

O Júri do VIII Prémio de Atores de Cinema Fundação GDA, composto por André Gago, Beatriz Batarda e Leonor Silveira, avaliou o desempenho dos atores e atrizes que participaram nas longas-metragens de produção nacional com estreia comercial no ano de 2014.

Os vencedores receberam, além do respetivo galardão, a quantia de €3.000 na categoria de Melhor Atriz Principal e de € 2.000 na categoria de Melhor Ator Secundário.

As edições anteriores do Prémio de Atores de Cinema Fundação GDA distinguiram Ivo Canelas como Melhor Actor Principal, pelo seu desempenho nos filmes «Call Girl» e «O Mistério da Estrada de Sintra»; José Eduardo como Melhor Actor Secundário, pelo seu desempenho nos filmes «Julgamento», «Corrupção» e «Dot.com» (2007); Anabela Moreira e Tiago Rodrigues como Melhor Atriz Principal e Melhor Actor Secundário respetivamente, pelas suas representações no filme «Malnascida» (2008); Soraia Chaves e Virgílio Castelo como Melhor Atriz Principal e Melhor Actor Secundário por «Salazar – A Vida Privada» e «Um Amor de Perdição» (2009), respetivamente; Leonor Baldaque e São José Correia, pelos filmes de longa-metragem «A Religiosa Portuguesa» e «O Inimigo Sem Rosto» (2010), como Melhor Atriz Principal e Melhor Atriz Secundária; Fernando Luís e Nuno Lopes que venceram ex-aequo o Prémio de Melhor Ator Principal pelas suas interpretações nos filmes “América” e “Sangue do Meu Sangue”, respetivamente, e Rita Martins como Melhor Atriz secundária pela sua representação filme de longa-metragem “Efeitos Secundários” (2011); e Dalila do Carmo e Ângelo Torres pelos seus desempenhos nos filmes “Florbela” e “Estrada de Palha” respetivamente (2012); e Rita Durão, Melhor Atriz Principal pelo seu trabalho no filme “Em Segunda Mão” e Paulo Pires, Melhor Ator Secundário, pela sua interpretação no filme “Até Amanhã Camaradas”(2013).