Ao longo dos últimos seis anos, a Fundação GDA desenvolveu várias iniciativas com o intuito de aproximar a comunidade artística nacional das fontes de financiamento europeu, tendo levado a cabo um trabalho de sensibilização e divulgação, proporcionando aos agentes culturais motivação, conhecimento e capacidade de detetar oportunidades de financiamento para os seus projetos.

Numa evolução lógica do que tem sido a sua intervenção nessa área, a Fundação GDA abre agora um novo canal de comunicação: um podcast, que pretende fomentar o diálogo, a troca de experiências, facilitar o acesso à informação sobre as possibilidades de financiamento europeu.

Os primeiros cinco episódios, de um total de 12 da primeira temporada, já se encontram disponíveis nas principais plataformas digitais.

Cada episódio consiste numa entrevista com responsáveis de organizações artísticas que beneficiaram de financiamento europeu (como, por exemplo, o Coliseu do Porto ou a Companhia de Música Teatral), mas também com responsáveis nacionais de entidades que gerem programas europeus de financiamento (por exemplo, o Ponto de Contacto Nacional para o Horizonte Europa e o Centro de Informação Europa Criativa em Lisboa).

Proporcionando esta partilha de experiências e facilitando acesso à informação, a Fundação GDA pretende mostrar que o acesso ao Financiamento Europeu é possível, bem como contribuir para a internacionalização dos artistas portugueses, na expetativa de incentivar as organizações culturais a procurarem parcerias europeias e a apresentarem as suas candidaturas.

Este Podcast está disponível para subscrição gratuita nas principais plataformas digitais: