O ponto de contacto nacional do Programa Europa para os Cidadãos informou que, até às 12h00s (hora de Bruxelas) do dia 2 de setembro de 2019, estarão abertas as candidaturas na vertente Compromisso Democrático e Participação Cívica.

Projetos na área da Geminação de Cidades poderão concorrer a uma subvenção máxima de 25.000 €; na de Redes de Cidades, a subvenção pode ir até aos 150.000 € e na da Sociedade Civil igualmente até aos 150.000 €.

O objetivo do Programa Europa para os Cidadãos é encorajar os europeus a terem um papel mais ativo no desenvolvimento da União Europeia e aproximá-los da Europa. Ao financiar projetos nos quais os cidadãos podem participar, contribui para uma melhor compreensão da União Europeia, da sua história, diversidade e valores comuns.

O ponto de contacto nacional do Programa Europa para os Cidadãos tem colaborado com a Fundação GDA, na prestação de esclarecimentos à comunidade artística nacional, nomeadamente através do projeto #makethemost.

As condições mais detalhadas podem ser consultadas nos links seguintes:

Guia do Programa 2019, e Prioridades Plurianuais 2019-2020.

Para ideias de projetos e procura de parcerias, deverá ser preenchido o Partner Search form (preferencialmente em inglês) e enviado para: pecidadaos@ciejd.pt.

Assim, o pedido será divulgado junto dos Pontos de Contacto Nacionais de outros países que farão a disseminação pelas suas redes.

Para associação a um organismo de outro país participante, cujo projeto já esteja definido, e também na procura de parcerias, deve ser consultada a oferta disponível relativa à medida em que se enquadra, contactando diretamente a entidade promotora.

Para informações gerais consultar o sítio do Ponto de Contacto Nacional.